2 de outubro de 2017

Professor Moacir Teófilo: uma vida que resume a história de Arapiraca

Homenagem feita pela Colégio Bom Conselho

Homenagem feita pela Colégio Bom Conselho

São muitos os ícones vivos que participaram ativamente da história e desenvolvimento de Arapiraca, cidade que completa 93 anos de Emancipação Política no final do mês de outubro. A trajetória de luta e determinação de um homem em defesa da educação se confunde com essa história.

Ao completar 90 anos de idade nesta segunda-feira (2), José Moacir Teófilo é referência como o educador que dedicou toda a sua vida para promover o desenvolvimento deste setor no município.

Por isso, podemos dizer que o espírito pioneiro, ético e empreendedor que caracteriza a população arapiraquense tem muito a ver com os ensinamentos do sempre atento diretor do Colégio Bom Conselho, outro símbolo do Agreste e de Alagoas.

Fazenda BrejoSua história de vida tem início na zona rural de Limoeiro de Anadia, na divisa do município com a cidade de Coité do Nóia, em um local conhecido e mantido até hoje como Fazenda Brejo. Foi lá onde ele viveu a infância e deu início à sua trajetória.

Filho primogênito do comerciante Antônio Teófilo da Silva e da dona de casa Maria Noêmia Madeiro, Moacir cresceu ao lado de sua única irmã, Iraci Teófilo.

Das lembranças do pai, durante o tempo que viveu na Fazenda Brejo, ele guarda o gosto de andar a cavalo, hábito que manteve até pouco tempo atrás. Mas não só isso: guarda daquela época, os cheiros do mato e da terra sendo cultivada, o movimento dos animais e das plantas. E, acima de tudo, o respeito pela natureza e o aprendizado a partir da observação dos seres humanos inseridos nesse meio ambiente.

Na adolescência, mais precisamente aos 17 anos, ele foi estudar no Seminário Metropolinato de Maceió, para realizar o sonho da mãe de ter um filho padre. Mas não era isso o que a vida havia planejado para ele. Ao sair do seminário, ele findou o Ensino Médio no Colégio Guido, em Maceió, e em seguida cursou e se formou em Direito.

Saía de um sacerdócio e abraçava outro: a missão de participar da formação de milhares de jovens, através da Educação, seu principal instrumento para lutar pela liberdade e pela igualdade de oportunidade para todos.

Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho

Em 1954, José Moacir Teófilo, já formado em Direito, recebeu do Cônego Teófanes o desafio de intermediar um conflito interno que acontecia na primeira turma do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (CBC, como é conhecido), que funcionava temporariamente em uma das salas da Escola Estadual Adriano Jorge.

Com a diplomacia que lhe é peculiar, Moacir não só resolveu a crise interna, como também, um ano depois, já inaugurava a sede própria do CBC, com a construção de duas salas de aula. “Eu e o prefeito Coaracy da Mata Fonseca compramos o terreno que à época custou 10 mil contos de réis”, relembra ele, com orgulho.

Ano após ano, o CBC ampliava a estrutura física e desenvolvia uma metodologia que exigia excelência e disciplina, tornando-se uma das unidades de ensino mais disputadas por alunos de todo o interior do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Além do ensino nas salas de aula, o colégio se tornou conhecido pela excelência de suas bandas de fanfarra, as quais ganharam prêmios estaduais e nacionais. E o mais importante: o CBC forjou homens e mulheres de bem, que até hoje lembram com carinho o velho mestre.

Há 63 anos, ele, o diretor do local, faz diariamente o percurso a pé entre sua residência, localizada na Rua Esperidião Rodrigues, até a sede do colégio, localizado na Rua Estudante José de Oliveira Leite, ambos no Centro de Arapiraca. São seis décadas orientando alunos, professores e técnicos do Colégio Bom Conselho. São seis décadas de dedicação, cuidados e atenção para com todos.

Professor Moacir no Colégio Bom Conselho

Professor Moacir no Colégio Bom Conselho

A postura ética, o equilíbrio em suas palavras e a sensatez de suas ações são marcas indeléveis desse mito da Educação em Alagoas. O reconhecimento pelo trabalho já foi demonstrado em mais de 20 premiações, dentre elas, o prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente pela Câmara Federal a três personalidades  nacionais que se destacaram pelos trabalhos desenvolvidos na Educação.

José Moacir Teófilo recebeu esse prêmio em 2013, orgulhando não apenas Arapiraca, mas todo o Estado de Alagoas.

Contudo o legado do dr. Moacir, como é carinhosamente chamado por todos, não é somente na área educacional. A herança maior que ele deixa para todas as gerações do CBC,  para os arapiraquenses e para o povo alagoano é o exemplo de honradez, honestidade e amor ao próximo.

Princípios fundamentais que caracterizam sua trajetória de nove décadas, marcando também os 93 anos de Emancipação Política do município que ele viu nascer, crescer e se tornar uma das maiores e mais desenvolvidas cidades de Alagoas.

Na manhã desta segunda, familiares, amigos e funcionários do CBC se reuniram no auditório do Teatro Thereza Auto Teófilo para comemorar os 90 anos do Dr. Moacir. Abaixo você confere algumas das imagens feitas durante o evento: