9 de outubro de 2017

Prefeitura lança concurso de receitas para merendeiras de Arapiraca

Para valorizar e estimular as merendeiras da rede municipal de ensino de Arapiraca, a Prefeitura, através da secretaria municipal de Educação, lança, de forma inédita, o concurso de educação alimentar e nutricional: “Melhores Receitas da Alimentação Escolar de Arapiraca”. As cinco melhores receitas serão premiadas e a vencedora vai fazer parte do cardápio nutricional das escolas do município em 2018.

As merendeiras interessadas em participar, sejam elas concursadas ou contratadas que atuam em uma das 85 escolas ou creches públicas municipais de educação básica que esteja funcionando, têm até a próxima sexta-feira, dia 13 de outubro, para se inscreverem. Alguns pontos precisam ser observados: as receitas deverão caracterizar-se como preparação salgada e conter, exclusivamente, ingredientes presentes no cardápio já existente da alimentação escolar do município.

“O objetivo do concurso é estimular a participação dos profissionais nos cardápios escolares, com ênfase à promoção da alimentação saudável”, explicou a nutricionista Dhandara Rodrigues. Logo, para a escolha da melhor receita, será levado em conta o valor nutritivo e a interação com as hortas municipais. “É necessário um equilíbrio dos grupos nutricionais e evitar o uso de alimentos fritos”, disse.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-10-09 at 16.08.47

Além disso, Dhandara afirmou que o principal tempero para uma comida gostosa é o amor. “Às vezes um mesmo cardápio tem sabor diferente a depender de quem faça e geralmente o que falta é o fazer com prazer. Por isso que a prefeitura está incentivando a criatividade e o produzir com carinho das merendeiras, afinal de contas, uma pessoa bem alimentada é essencial para um bom desempenho escolar”, concluiu.

Mesmo que atue em mais de uma instituição, cada participante só poderá enviar uma receita, a qual não pode ser cópia integral do que está disponível em publicações de gastronomia e culinária, sites da internet, cardápios de restaurantes e estabelecimentos gastronômicos e outros meios públicos. Os interessados devem, ainda, considerar o caráter da alimentação regional.

Escolha das receitas

Passado o período de inscrição, as receitas criadas pelas merendeiras serão apresentadas no site da Prefeitura de Arapiraca por ordem alfabética, sem identificação de autoria e localização do participante.

Na etapa eliminatória, serão classificadas apenas as receitas cujas unidades executoras alcançarem a pontuação mínima “6”, conforme alguns critérios, como utilização de proteção individual durante a manipulação dos alimentos, aceitabilidade da receita pelos alunos e a viabilidade de reprodução da receita na alimentação escolar.

As preparações serão degustadas em uma porção de, no máximo, 50 gramas, por uma comissão de cinco membros que indicarão, em voto secreto, a melhor receita. Essa etapa está marcada para o dia 17 de novembro na Escola Mário César Fontes, no bairro Planalto.

Mas, antes disso, a comissão julgadora vai visitar as instituições para as execuções das receitas, podendo haver um auxiliar para cada participante. A preparação da receita será filmada – e o vídeo apresentado no dia 17 – e servida aos alunos na própria escola.

Agora só nos resta aguardar, ansiosos e com água na boca, as receitas.

RS-MDA-4720