9 de outubro de 2017

Prefeitura convoca ambulantes para recadastrar barracas para o Dia de Finados

20170206_085936

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo), está convocando os ambulantes para recadastrar barracas para o Dia de Finados, em 2 de novembro deste ano, no período de 11 a 20 deste mês.

O recadastramento para os ambulantes que pretendem comercializar em frente ao Cemitério Pio XII vai começar na próxima quarta-feira (11) e vai até o dia 20 deste mês de outubro.

Segundo o secretário da Seduo, Daniel Oliveira, o recadastramento está de acordo com o Código de Postura da Lei nº 2,180/2000, referente ao Alvará de Licença e Autorização, e Título XII dos cemitérios.

“É importante que todos os ambulantes que já trabalham no Dia de Finados compareçam à secretaria, no Centro Administrativo, para atualizar o seu cadastro e poder trabalhar de forma legal, comercializando seus produtos”, afirmou Daniel Oliveira.

Organização

Lidiane Paes, responsável pela Mediação de Conflitos da Seduo, explicou que o recadastramento também contribuirá para a organização da distribuição dos ambulantes nos espaços em frente ao Cemitério Pio XII.

Pio XII Cemitério

Ela informou, ainda, que os espaços serão ocupados de acordo com os produtos comercializados para facilitar o fluxo de pessoas que frequentam o cemitério durante o feriado.

“Os ambulantes que trabalham com flores vão ficar de um lado e do outro os que comercializam velas e outros produtos para que tudo fique organizado e sem tumultuo, proporcionando mais comodidade para a população”, declarou Lidiane Paes.

Celebração

Este ano o Dia de Finados cairá numa quinta-feira, 2 de novembro. A data é celebrada pela Igreja Católica e também pode ser chamada de Dia dos Fiéis Defuntos.

20170206_090322

A celebração acontece desde o século II. Alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. No século V a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos.

Já no século XIII esse dia anual passou a ser comemorado em 2 de novembro, uma vez que em 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos. Esta prática acontece há quase dois mil anos.