28 de outubro de 2017

Prefeito participa de solenidade de entrega da Comenda Manoel André

Câmara de Vereadores homenageia, em sessão solene, professor Moacir Teófilo e o ministro Humberto Mendes

WhatsApp Image 2017-10-27 at 22.08.33

O prefeito Rogério Teófilo participou, na noite desta sexta-feira (27), no Teatro Hermeto Pascoal, em Arapiraca, da sessão solene de entrega da Comenda Manoel André, realizada pela Câmara Municipal, que concedeu o título de Cidadão Honorário de Arapiraca ao professor José Moacir Teófilo e ao ministro, vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Humberto Eustáquio Soares Martins.

O título é a principal honraria concedida a uma personalidade no município,  oficializada por meio de Decreto Legislativo. A cerimônia, comandada pela presidente da Câmara Municipal, professora Graça Lisboa, foi acompanhada pelo prefeito Rogério Teófilo, a vice Fabiana Pessoa, familiares e amigos dos homenageados, além de representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A cerimônia foi marcada por falas emocionadas e aplausos, dirigidos aos homenageados, que também acompanharam a narração das suas biografias. As histórias apresentadas justificaram a honraria concedida.

WhatsApp Image 2017-10-27 at 22.10.11

“Falar do professor Moacir Teófilo, após a apresentação da sua biografia não é tarefa fácil, mas eu vou falar do sentimento da professora pelo homenageado, símbolo da educação de Arapiraca e Alagoas. Eu guardo uma mensagem que ouvi dele, quando cursava a faculdade de Direito, nas dependências do Colégio Bom Conselho, para seguir firme, forte e feliz. Assim é a sua personalidade, destacada ao longo dos seus 90 anos de idade”, ressaltou Graça Lisboa.

WhatsApp Image 2017-10-27 at 22.09.48 (1)

O professor Moacir Teófilo acompanhou atento à cerimônia. E, durante um dos momentos, resumiu a sua gratidão e o seu amor pelo ofício. “Essa homenagem representa muito. Gosto da educação, vivo da educação e continuo trabalhando para que a educação seja um fato histórico”, declarou.

WhatsApp Image 2017-10-27 at 22.28.07

O ministro Humberto Martins agradeceu e afirmou que o título de Cidadão Honorário de Arapiraca marca a sua história. E que sentiu-se honrado em receber tal comenda ao lado do professor Moacir Teófilo, que considera uma dos maiores educadores de Alagoas e do Brasil.

O ministro também ressaltou a importância do município. “Louvo o seu povo,  a sua economia e a sua cultura. Mas tudo o que eu poderia sintetizar está no próprio hino da cidade: Arapiraca, estrala radiosa / Que fulguras sob o céu do Brasil / cidade sorriso, cidade formosa / Cheia de esplendor e de encantos mil…” declarou Humberto Mendes.

WhatsApp Image 2017-10-27 at 22.18.54 (1)

Ainda durante a solenidade, o prefeito Rogério Teófilo declarou a sua felicidade em estar presenciando esse momento de homenagens ao seu pai, Moacir Teófilo, e, também, ao seu amigo de longa data, Humberto Martins.  “Esse título consolida o trabalho ético e honesto realizado por esses dois homens, que tenho admiração e respeito, um educador e um jurista, de representatividade no município. A família Teófilo e a família da educação de Arapiraca agradecem a honraria. Por isso, expresso a minha gratidão à Câmara de Vereadores”, destacou Rogério Teófilo.