23 de outubro de 2017

Odilon Auto: um timoneiro no processo de emancipação política de Arapiraca

Apesar de não ser arapiraquense, o então deputado estadual Odilon Auto da Cruz Oliveira, ou, simplesmente, Odilon Auto, atuou na Assembleia Legislativa na década de 20, onde teve um papel crucial no processo de emancipação política de Arapiraca, ganhando o prestígio dos arapiraquenses e entrando para a história do município.

Nascido no município de Pilar aos 23 dias de setembro do ano de 1883, Odilon era filho de José Auto da Cruz Oliveira e Maria Augusta de Mello, casal que ainda teve outros nove filhos: Julia, Julio, Augusta, Agesilan, Altiva, Ester, Helvécio, Virgínia e Hercílio.

Na época, Odilon Auto foi o único parlamentar alagoano a defender a causa do incansável Major Esperidião Rodrigues, o homem dos olhos azuis, que peregrinava pelos corredores da Assembleia Legislativa, Palácio do Governo, secretarias e outros órgãos em busca da independência política do maior distrito de Limoeiro de Anadia.

Plenário da Assembleia Legislativa na época da votação

Plenário da Assembleia Legislativa na época da votação

De posse da documentação necessária, o Deputado Odilon Auto se engaja na luta e passa a preparar o projeto para enfrentar a fase mais difícil: convencer a maioria dos deputados e votar pela aprovação do Projeto de Lei para posterior sanção pelo Governador José Fernandes Lima.

Foi uma tarefa árdua. Durante meses, o então deputado Deputado Odilon Auto se empenhou com toda capacidade de trabalho pela justa causa da emancipação do Distrito de Arapiraca, contrariando os interesses dos políticos de Limoeiro de Anadia, que não desejavam perder a renda mensal do seu mais importante distrito, que era Arapiraca.

Após vários debates e discussões acaloradas, finalmente foi aprovado em sessão ordinária pela Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 1009, tornando Arapiraca Vila e Município. O projeto foi sancionado pelo governador Fernandes Lima no dia 30 de maio de 1924, e a notícia foi enviada para Esperidião Rodrigues via telegrama com os seguintes dizeres:

pergaminho

O detalhe é que a comemoração só ocorreu cinco meses depois, no dia 30 de outubro, com a edificação do primeiro sobrado da cidade, chamado de Paço Municipal, que se tornaria a primeira sede do governo municipal.

O que poucos poderiam acreditar é que 93 anos depois, um dos maiores responsáveis pela emancipação de Arapiraca teria um sobrinho-neto [Rogério Auto Teófilo] ocupando o cargo de prefeito daquela que se transformara na segunda maior cidade do Estado de Alagoas. A mãe do prefeito, Thereza Auto Teófilo era filha de Helvécio, um dos nove irmãos de Odilon.

 telecomunicações

FUNDAÇÃO DA COMPANHIA TELEFÔNICA

No dia 23 de março de 1963, lideranças arapiraquenses, chefiadas pelo prefeito Francisco Pereira Lima decidiram fundar a Companhia Telefônica de Arapiraca. O prédio foi construído num terreno doado pela Prefeitura e localizado na Rua Engenheiro Gordilho de Castro, número 45.

Em 1976, a Telefônica de Arapiraca foi incorporada no sistema Telebras. Em 1979 foi inaugurada a nova sede da Telasa na cidade. O prédio, que recebeu o nome de Odilon Auto, que havia falecido em 1951, era localizado [e existe até hoje] na Rua Nossa Senhora Aparecida, por trás do Clube dos Fumicultores.

Prédio da antiga Telasa recebeu o nome de Odilon Auto. Foto: Lucas Ferreira

Prédio da antiga Telasa recebeu o nome de Odilon Auto. Foto: Lucas Ferreira

A homenagem a Odilon Auto ocorreu por conta dele ter sido o autor do projeto de emancipação política do município. Na inauguração compareceram várias autoridades e, é claro, familiares do homenageado, que se deslocaram de Maceió para deferendar a homenagem ao ilustre homem público de Arapiraca.

Além do prédio da antiga Telasa, o nome de Odilon Auto foi emprestado para nominar uma das principais ruas que interliga os bairros Ouro Preto e São Luiz, com mais de dez quadras ao longo de suas extensão e, aproximadamente, 400 imóveis residenciais e comerciais.

FONTES:

Para a realização da matéria sobre Odilon Auto contamos com as valiosas participações do historiador Zezito Guedes, Jornal Gazeta de Alagoas, site Arapiraca Legal, Ranieri e Ricardo Auto Teófilo. Infelizmente não há registros com fotos do homenageado desta matéria.