25 de outubro de 2017

Encontro discute reativação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Reunião para discutir a reativação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) no auditório do Cria.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.

A secretaria municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), iniciou as discussões em torno da reativação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT). Ligada ao Conselho Nacional de Saúde, a Comissão, apesar de estar prevista em lei, só está presente em 140 dos 5570 municípios brasileiros. Arapiraca está entre eles.

Geordecí veio de Brasília para prestigiar a reativação da CISTT em Arapiraca. Foto de Lucas Ferreira.

Geordecí veio de Brasília para prestigiar a reativação da CISTT em Arapiraca. Foto de Lucas Ferreira.

Tal dado foi repassado pelo coordenador da CISTT nacional, Geordecí Souza, durante reunião nesta quarta-feira (25) no auditório do Cria. Ele conduziu o processo de discussão para a reativação da Comissão e explicou que a mesma tem a finalidade de articular políticas e programas que zelem pela saúde dos trabalhadores, cuja execução envolva ou não áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Se pegarmos o anuário da Previdência, Arapiraca tem muito trabalhador acometido de doença profissional ou acidente de trabalho, então era de extrema importância que a Comissão em Arapiraca voltasse ao seu pleno funcionamento”, comemorou o coordenador. “O ideal é que os membros da CISTT  atuem mais no sentindo de detectar e extinguir os agravos do que depois dos profissionais já acometidos”, concluiu.

O presidente interino do Conselho, Rodrigo Lopes, explicou que a Comissão é formada por 26 titulares e seus respectivos suplentes. Eles são divididos em três segmentos: órgãos do poder público municipal, estadual e federal; trabalhadores tanto da iniciativa privada quanto públicos, rurais e das indústrias; e representantes dos empregadores.

Foto de Lucas Ferreira.

Além de presidente, Rodrigo é usuário do SUS. Foto de Lucas Ferreira.

“A Comissão fiscaliza como está a saúde do trabalhador nas empresas e recomenda ao Conselho as políticas que devem ser formuladas”, descreveu. “Dois programas desenvolvidos pelo Cerest, hoje, foram sugeridos pela Comissão, como o de prevenção da folha verde do tabaco e o de prevenção de lesões causadas por esforço repetitivo e doenças osteoesqueléticas”, exemplificou o presidente.

A superintendente de gestão do trabalho e educação permanente do município, Aruska Magalhães, esteve presente na reunião como representante da secretária Aurélia Fernandes.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.