31 de outubro de 2017

Em clima de paz, Parada Gay desfila cores e alegria pelo Bosque das Arapiracas

IMG_2250

Milhares de famílias acompanharam de perto esta 11ª edição (Fotos: Genival Silva)

O manto colorido da diversidade cobriu, literalmente, as ruas do Bosque das Arapiracas, no Centro da cidade de Arapiraca.

Neste domingo (29), ocorreu lá a 11ª Parada LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), debatendo as liberdades individuais.

“Não somos doentes! Não precisamos de ‘cura gay’. Porque não dá para curar quem se é. Repito: não somos doentes. Somos, sim, professores, atletas, garis, seguranças, empresários, decoradores, advogados, médicos, pessoas comuns. Somos iguais a todo mundo”, diz o presidente da ONG SOHMOS LGBT, José Sebastião de Farias, em cima do trio que conduziu a festa.

Com o tema “Respeito é bom e eu gosto: por uma estética do ser”, a ONG organizou o evento com apoio da Prefeitura de Arapiraca e do Governo do Estado, além de outros parceiros locais, que teve um encaminhamento pacífico durante todo o trajeto.

IMG_2160

Por estar em uma missão internacional da Associação Brasileiros de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos, e padrinho da Parada Gay 2017 foi representado por seu filho, André Lucas Paiva Campos.

Houve, na programação, apresentação musical de Jessyka & Banda; fala dos ativistas LGBT; apresentação da Rainha da Parada, Sawana Laysser, da Miss Gay Oficial 2017, Mayra Santos, e da Miss Simpatia, Kimberly Walker; show das dragqueens Emily Laysser, Thayslla Bravanely, Samantha Vogue, Keythy Latoya, Ketly Verony e Naomy Laysser; o som do DJ Ed Coelho, direto da Paraíba; e o bloco da banda de brega-rock Cheiro de Calcinha.

No Bosque, milhares de pessoas acompanharam o evento acompanhados de suas famílias, mostrando que o preconceito é algo que deve ser superado com empatia e o entendimento do mundo do outro.