4 de outubro de 2017

Educação Municipal promove curso de Formação em Ciências

A capacitação está sendo ministrada a coordenadores e professores de 27 escolas municipais que participam do projeto laboratório de ciências

IMG_6434

Professores em curso de capacitação na sala Brinca Ciência, no Planetário

O Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca recebeu, na manhã desta quarta-feira (4),  coordenadores e professores do ensino fundamental I, de 27 escolas municipais, contempladas com a instalação de laboratórios, em curso de capacitação do projeto pedagógico Formação em Ciência, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

O objetivo é  capacitar os profissionais da educação para a utilização plena do laboratório de ciências, adquirido pela Administração Municipal e entregue a  escolas. Com ele, os professores devem aproximar, de forma lúdica, os alunos das noções de  teoria e prática, no ensino da física, matemática e ciências. E, ainda, incentivar  o desenvolvimento de habilidades.

IMG_2336

Professora apresenta armário com componentes do laboratório de ciências

Entre os componentes do laboratório de ciências estão: banco óptico, microscópio, torso e esqueleto humano. “Com os laboratórios nas escolas, a proposta é estimular o aprendizado dos alunos. E para isso, a realização dos cursos, que fazem parte da programação de qualificação dos profissionais da educação. Este é o segundo momento de capacitação para a utilização dos laboratórios. O primeiro foi o de robótica, e o próximo será o de matemática”, explicou Nilda Pacheco, gerente Municipal de Formação.

Durante os cursos de laboratórios, ministrados por Aldery Cavalcante, profissional do núcleo Educacional Digital, fornecedor dos laboratórios, os professores e coordenadores escolares receberam informações sobre os componentes, atividades e experimentos, que devem ser utilizados para promover o ensino da robótica,  ciência e matemática nas escolas municipais.

Ouça a matéria na integra: