17 de outubro de 2017

Arapiraca é destaque em Encontro Alagoano de Educação Inclusiva

O município, através do CAS, compartilhou a experiência do trabalho da Educação Inclusiva.

WhatsApp Image 2017-10-17 at 19.55.17 (1)

Arapiraca foi convidada a compartilhar experiência da educação inclusiva promovida pela Administração Municipal, nesta terça-feira (17), no VII Encontro Alagoano de Educação Inclusiva. O evento está acontecendo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus A.C. Simões, com  tema “A inclusão escolar no atual cenário das políticas públicas brasileiras”.

O município, representado pela diretora do Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez  (CAS), Nadja Barbosa, aceitou o convite de compartilhar as ações de sucesso desenvolvidas pelo órgão, mantido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

O evento é promovido pela Ufal, através do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (Need) e Grupo de Estudo e Extensão em Atividade Motora Adaptada (Geema). Na programação do evento, que iniciou nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 18, a participação de Arapiraca, na manhã desta terça-feira, com a temática “Os atores da Educação Inclusiva: experiências exitosas”.

De acordo com Mônica Leônia, secretária Municipal de Educação e Esporte, o convite para compartilhar as experiências de Arapiraca, por meio das ações promovidas no CAS, reflete o compromisso da administração do prefeito Rogério Teófilo com a educação inclusiva. “Este é um importante momento para Arapiraca, onde o seu trabalho de educação inclusiva é reconhecido em evento referência para Alagoas”, destacou.

Ações do CAS

Entre as ações do CAS, que atua no apoio à inclusão escolar e social das pessoas com surdez e também nos serviços de formação para profissionais da educação, estão os cursos: Língua Brasileira dos Sinais (Libras); Capacitação para  instrutores, tradutores e intérpretes de Libras; Formação continuada para professores. E, recentemente, abriu inscrições para cadastro online da comunidade surda e, também, para curso Libras/Português, destinado ao reforço escolar e preparatório para o Enem e vestibulares.