19 de setembro de 2017

Prefeitura realiza curso de AIDPI neonatal para enfermeiros e médicos

“Nós profissionais da Atenção Básica estávamos ansiosos pela realização desse curso que há 15 anos não acontecia”, disse a enfermeira do 4° Centro de Saúde, Thays Mendonça, sobre o curso de Atendimento Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIPDI) realizado nesta terça-feira (19), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

AIDPI 4

Sob os olhares atentos das coordenadoras e facilitadoras do curso, as médicas pediatras neonatologistas Jenice Coelho e Junko Asakura, e da enfermeira Carolina Monteiro, da Maternidade Santa Mônica, da capital alagoana, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a capacitação, que aconteceu durante os dias 29 de agosto, 5 de setembro e 19 de setembro, preconizou o fortalecimento da rede, melhoria na assistência à gestante e ao recém-nascido até os dois meses de vida.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança, Lousanny Caires, essa estratégia contribui ainda para aprimorar as práticas profissionais de tratamento e atendimento em saúde neonatal. Ainda segundo ela, o AIDPI é uma estratégia utilizada, que permite avaliar, classificar e tratar precocemente as principais doenças e fatores de risco que afetam crianças de zero a dois meses de idade.

“Qualificar o encaminhamento e a contrarreferência das crianças que apresentam alguma doença prevalente na infância, fortalecer a rede para a prevenção e tratamento precoce, visando reduzir a mortalidade materno infantil no município de Arapiraca é o alvo dessa ação”, evidenciou a coordenadora Lousanny Caires.

Primeiro dos três cursos que virão, o AIPDI contemplou, nesta edição, 40 profissionais da área da Saúde atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Espaço Nascer e as maternidades Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Bom Conselho, o Hospital Regional de Arapiraca.

AIDPI 3

Durante a realização da capacitação, as técnicas da Maternidade Santa Mônica solicitaram dos participantes a execução de uma dinâmica de grupo, na qual elas teriam de se colocar no lugar das famílias usuárias das UBS’s, a fim de fazer com que eles vivenciassem o dia a dia dos pacientes e suas necessidades quanto aos sintomas da gestante e do bebê.

“Um dia muito feliz para a Saúde Pública de Arapiraca. Há 15 anos que esse curso não acontece no nosso município, e poder fazer com que esse sonho se tornasse realidade é muito importante para todos nós que compomos a Secretaria de Saúde. Vemos o quanto esses profissionais comemoraram a vinda do AIDPI, e isso mostra a valorização da gestão atual ao servidor municipal com novos conhecimentos o que irão contribuir para melhoria da assistência do nosso SUS”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes.

Ouça a matéria na integra: