12 de setembro de 2017

Prefeitura disponibiliza medicamentos especializados de alto custo à população

Seu Antônio tem artrite e o médico receitou o remédio Infliximabe de 10mg. Cada ampola custa em média R$ 900,00 e a quantidade de ampolas necessárias varia de acordo com o peso do paciente, mas geralmente são utilizadas três ampolas a cada dois meses. Já dona Maria tem hepatite. O tratamento dela é feito com 400mg de Sofosbuvir, o que significa R$ 9.570,60 por mês.

Os personagens desta matéria provavelmente não mais existiriam se não fosse o Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), que distribui medicamentos especializados de alto custo ou que não esteja disponível na rede municipal. Sem o Ceaf, que conta com 190 itens na lista, o usuário teria que gastar um dinheiro que a maioria não tem para dar continuidade ao tratamento – muitos deles nem iniciariam – e o final dessa história seria trágico.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-09-04 at 17.19.45 (1)

Além do município de Arapiraca, o Componente atende os usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) da 2ª macrorregião de Alagoas, contemplando assim 17 cidades, entre elas Traipu, Girau do Ponciano e Craíbas. Essa região rende cerda de 170 atendimentos por dia, sejam a pessoas para pegar os medicamentos ou dar entrar nos processos.

“Não é só chegar e pegar a medicação, o Ministério da Saúde tem o controle do estoque, bem como o Estado, e é necessária uma documentação especifica, a depender da doença, para o Protocolo Clínico de Diretrizes Especializadas”, explicou a coordenadora do Ceaf, Kelly Cristina.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-09-04 at 17.19.48

Onze pessoas e quatro farmacêuticos trabalham de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Eles são mantidos pela Prefeitura de Arapiraca, assim como o espaço físico, energia, água, entre outras necessidades “básicas”. Já o Estado e o Governo Federal são os responsáveis pela compra dos medicamentos.

Lucas Ferreira Gabapentina é um fármaco da classe dos anticonvulsivantes, análogo de GABA. Foi desenvolvido para o tratamento da epilepsia e eventualmente é utilizado para o tratamento de dor ocasionadas pelos nervos periféricos.

Gabapentina é um fármaco da classe dos anticonvulsivantes, análogo de GABA. Foi desenvolvido para o tratamento da epilepsia e eventualmente é utilizado para o tratamento de dor ocasionadas pelos nervos periféricos.

Faça Uma Criança Feliz

A coordenadora do Componente aproveitou a equipe de reportagem para divulgar que teve início neste mês de setembro uma campanha para arrecadar brinquedos (novos ou usados) para as crianças carentes do bairro Cavaco.

Os usuários que puderem contribuir ou qualquer interessado que se sensibilizar com a campanha deve comparecer na sede do órgão, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, nos dias e horários informados acima, até o dia 20 de outubro. O material arrecadado será doado à comunidade no dia 22.