16 de setembro de 2017

Prefeito lamenta morte de Nelson Rosa e relembra homenagem feita em 2006

Nelson Rosa

A cidade de Arapiraca perdeu um dos seus maiores incentivadores culturais. Nelson Rosa foi muito mais que isso, foi o responsável por abrir portas e caminhos para que a cultura arapiraquense ganhasse o mundo.

O prefeito Rogério Teófilo lamentou a morte do artista e relembrou um discurso feito na Câmara Federal em 2006, quando ainda era deputado. Na época, a homenagem foi feita em forma de agradecimento, pelo trabalho realizado por Nelson em benefício da cultura e da tradição do povo agrestino.

“Arapiraca perde um Patrimônio Vivo da Cultura, um poeta popular, embolador e cantador de coco de roda. A morte de Nelson entristece todo um povo. Ele nos deixa como legado e exemplo de perseverança e dedicação ao folclore de nossa terra”, disse o prefeito.

Nelson Rosa está sendo velado em sua residência, localizada no Sítio Fernandes, zona rural de Arapiraca, e será sepultado as 16h deste sábado (16), no Cemitério Pio XII.

Confira o trecho do discurso do então Deputado Federal Rogério Teófilo durante sessão realizada na Câmara em 6 de dezembro de 2006:

A defesa da tradição cultural é de suma importância para não deixar que os valores sucumbam no esquecimento. Esse trabalho é feito com entusiasmo e determinação por um homem simples da nossa região de Arapiraca. Seu nome é Nelson Vicente Rosa.

O conhecido Nelson Rosa conhece como poucos o Coco de Roda. Ele conserva os mesmos passos e cantigas que aprendeu ainda na década de 40, quando teve o seu primeiro contato com eles.

O coco, na região, começou com a construção de casas de taipa, nos idos de 1938, quando moradores do povoado onde reside, de Arapiraca, Sítio Fernandes, reuniam-se para aterrar o piso das construções feitas em barro e varas de madeira, como disse Nelson numa entrevista ao jornal Tribuna de Alagoas, no ano de 2001.

Nessa época eles trabalhavam na roça durante o dia e à noite faziam um mutirão, para ajudar a erguer as casas e aterrar o piso, em barro, acompanhado de tocadores de pandeiros, e assim animavam o pessoal, transformando esse ritual numa dança.

O Coco de Roda de Nelson Rosa é uma tradição desde 1979 em Arapiraca, apresentando-se em festivais de folclore, feiras de artesanato e festas juninas, inclusive na tradicional cidade de Campina Grande, na Paraíba.

Pelo seu trabalho em benefício da cultura e da tradição e para a alegria do povo da nossa região é que registro o nome de Nelson Rosa nos Anais dessa Casa.

Muito obrigado.