21 de setembro de 2017

Aulas de reforço, artes, cultura e esporte integram o Novo Mais Educação

Atividades extracurriculares ajudam no desempenho escolar de alunos de Arapiraca

IMG_3572

Às terças-feiras, o pátio da Escola de Ensino Fundamental Walter Bezerra Lima se transforma em tatame. O espaço é utilizado por meninos e meninas que integram o programa “Novo Mais Educação”, para a prática esportiva do judô. Com ele, alunos aprendem lições que levam para além do esporte. Disciplina, respeito, concentração, responsabilidade e humildade figuram a lista.

Localizada no bairro São Luís I, em Arapiraca, a escola municipal é uma das 50 unidades que integram o programa do Governo Federal “Novo Mais Educação”, que amplia em até 15 horas semanais no turno e contraturno escolar. A carga horária é distribuída com acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e o desenvolvimento de atividades nos campos das artes, cultura, esporte e lazer.

Mnica

“O objetivo da participação de Arapiraca no programa é  impulsionar a melhoria do desempenho educacional dos alunos das escolas municipais, que apresentam algum tipo de dificuldade no aprendizado”, destacou Mônica Leônia Pessoa, secretária Municipal de Educação e Esporte.

Atividades

A diretora da escola explica que, além do judô, os alunos assistidos pelo programa participam das atividades de dança, canto e coral. E  comenta que, através de um grupo de whatsapp, criado pela coordenação da escola, possibilita que os pais dos alunos acompanhem as atividades por meio de mensagens e imagens divulgadas.

Para cada atividade há a contribuição de um facilitador, responsável pela realização das atividades extracurriculares da escola. No caso do judô, é  Bruno Mikael Santos, atleta que carrega títulos e premiações em competições municipal, estadual e nacional. Entre os títulos, bronze no Campeonato  Brasileiro Região 2 de Judô 2016, realizado em Natal/RN.

IMG_3522

Wellington Santos  Costa, 11, aluno do  5º ano,  conta que participa do programa há um ano. E aguarda com expectativa as aulas de judô, mas que também  participa das atividades de dança, canto e coral. “Participar do programa me ajuda nas disciplinas e ainda na prática das atividades. E o judô é a minha preferida”, declara.

Ouça a matéria na integra: