20 de setembro de 2017

Atividades extracurriculares ajudam a melhorar desempenho escolar

Aulas de reforço e atividades lúdicas fazem parte do calendário do programa "Novo Mais Educação"

IMG_3312

Alunos integrantes do programa “Novo Mais Educação” em apresentação da dança carimbó

Sons e ritmos ditam os passos das danças apresentadas por grupo de alunos da Escola de Ensino Fundamental Clodoaldo Pedro da Silva, localizada na comunidade Flexeira, zona rural de Arapiraca. As apresentações integram o calendário extracurricular da escola, que está inserida no programa “Novo Mais Educação”, financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e articulado pela prefeitura do município.

A dança é uma das atividades complementares desenvolvidas na escola, em horário de contraturno. Além da prática, eles estudam a história de cada uma e a região de origem. Quem assiste as apresentações, logo percebe que o sorriso dos alunos carrega a alegria de fazer parte de um projeto, capaz de estimular e valorizar as capacidades individuais, com reflexo na aprendizagem.

IMG_3299

Professora ensina Matemática e Língua Portuguesa com jogos e brincadeiras

Programa

O Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar o desempenho educacional por meio da complementação da carga horária de crianças e adolescentes, matriculadas no ensino fundamental, que necessitam de reforço escolar nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. E na proposta, além do acompanhamento pedagógico, o compromisso de promover a inclusão de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer.

Entre os critérios do programa estão a oferta de 15 horas de atividades complementares semanais, assim distribuídas:  aulas de reforço pedagógico (oito horas),  outras três atividades de escolha da escola, somando sete horas.  Em Arapiraca, 50 escolas de ensino fundamental  da rede municipal de ensino adotaram o Novo Mais Educação. Apenas nove, por motivos técnicos das próprias unidades, deixaram de ser incluídas.

IMG_3294

Método lúdico de ensino estimula aprendizagem dos alunos

“Cada escola dispõe de uma equipe formada por articulador, mediador e facilitador. O papel da secretaria de educação é coordenar o programa no município. Vale ressaltar que os recursos financeiros para a execução são repassados diretamente do MEC para as escolas”. Destacou Maria Lúcia da Silva, coordenadora Municipal do Novo Mais Educação

Desempenho

Maria Leônia, diretora da escola Clodoaldo Pedro da Silva, explica que, além da dança, os alunos também participam de aulas de desenho e artesanato, que são complementares às aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

“O desempenho escolar deles é o melhor indicativo de que o programa funciona. As atividades exigem concentração, coordenação, atenção e criatividade. A diferença está na estratégia de ensino, que utiliza o lúdico, com jogos e brincadeiras, em sala de aula diferenciada”, completou.

IMG_3272

Maria Leônia, diretora escolar, explica o funcionamento do Novo Mais Educação

Para Micaelly dos Santos Silva, 10, aluna do 5º ano, as atividades são uma motivação importante para conseguir boas notas. Ela fala com entusiasmo e orgulho de suas conquistas e da escola onde estuda. “A cada dia eu aprendo coisas novas. Eu gosto de passar mais tempo aqui e participar das atividades”, comentou a aluna.

IMG_3268

Micaelly dos Santos (roupa azul) compartilha a experiência da dança com suas amigas de escola

Fotos: Samuel Alves