18 de setembro de 2017

Arapiraca sedia abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Alagoas

20170918_092852

Com ações da Prefeitura de Arapiraca e do Departamento Estadual do Trânsito de Alagoas (Detran/AL), o início oficial da Semana Nacional do Trânsito aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca, e prosseguirá com outras ações em lugares diferentes até o próximo dia 25 com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

As ações educativas para diminuir os altos índices de acidentes de trânsito e, principalmente, com motociclistas e conscientizar a população sobre o trânsito foram realizadas em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde, Sest-Senat, Sesc e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Comandada pelo tenente da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Emanoel Costa, a blitz educativa da Lei Seca abordou condutores de carros e motos, realizou testes de alcoolemia e ofereceu palestra no auditório do anexo ao Museu Zezito Guedes. Além de distribuição de camisinha e testes de glicemia e aferição de pressão, entre outros serviços.

20170918_095515

Com o questionamento “E aí, o que você tem feito de bom por um trânsito melhor?”, servidores da SMTT de Arapiraca e do Detran abordaram condutores e pedestres e distribuíram panfletos educativos com orientações como ‘jamais ultrapasse na contramão em faixa contínua amarela’; ‘mantenha a distância de um metro e meio do ciclista’, entre outras informações de conscientização.

As equipes das gerências de Educação para o Trânsito (GET) e de Engenharia de Tráfego (GETRA), da SMTT, também participaram do lançamento da Semana Nacional do Trânsito, além de agentes de trânsito que contribuíram para o disciplinamento dos condutores abordados durante a ação.

Cultura na Praça

A Semana Nacional do Trânsito em Arapiraca se engajou ao projeto Cultura na Praça com o mestre Afrísio Acácio. O sanfoneiro garantiu a participação da ação durante o evento, que lotou os assíduos frequentadores na concha acústica da Praça Luiz Pereira Lima.

20170918_095226

O superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, ressaltou os altos índices de acidentes no trânsito na cidade de Arapiraca e alertou os presentes para que todos possam contribuir para um trânsito melhor e mais seguro. Para ele, um trabalho que tem o incentivo do prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo.

Ele frisou que nos últimos oito meses houve redução de 2% nos acidentes com motociclistas. Os dados foram diagnosticados pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Essa redução de 2% é muito significativa e motivo de alegria para todos nós que trabalhamos na SMTT de Arapiraca porque significa 15 acidentes a menos que o mesmo período do ano passado”, afirmou Jodelmir de Souza.

O titular da SMTT enalteceu o resultado as ações do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) realizado em parceria com o Detran e a SMTT, além da atuação da Lei Seca, que reduziu as vítimas alcoolizadas ao volante.

Palestra

Durante a palestra educativa, o coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanoel Costa, apresentou os dados da operação. No primeiro semestre deste ano de 2017, de janeiro a julho, na capital e no interior foram realizadas 226 operações e 17.314 testes de alcoolemia foram feitos com 15.946 veículos abordados.

20170918_102646

Segundo Emanoel Costa, durante esse período foram retirados de circulação alcoolizados 1.024 condutores que foram autuados. O Detran chegou a recolher 838 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s).

“Em cinco anos de Lei Seca em Alagoas, essas ações educativas, sociais e de fiscalização têm preservado vidas e contribuído para diminuir os acidentes de trânsito em Alagoas”, garantiu o tenente Emanoel Costa.

A analista do Detran, Edira Soares, também participou das ações e destacou as ações educativas feitas em parceria com palestras nas escolas e da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da secretária Aurélia Fernandes.

índice

“São ações em conjunto que foram multiplicadores para que possamos ter um trânsito melhor, mais seguro e com condutores e pedestres mais conscientes”, disse Edira Soares.

A cabeleireira Érika Tenório Lisboa, de 43 anos, do bairro Santa Edwiges, foi abordada pela Lei Seca porque estava sem a viseira do capacete. Ela foi orientada pelos integrantes da ação e assistiu à palestra.

20170918_093312

“Fiquei surpresa com a blitz no centro da cidade, mas confesso que é muito importante para que a gente possa se educar e se prevenir da melhor maneira possível”, concluiu Érika Lisboa.

Por último, houve simulação de acidente entre carro e motociclista com a participação do Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito da SMTT.

Ouça a matéria na integra: