21 de setembro de 2017

Arapiraca realiza campanha Dia “E” da escovação em escolas e UBS

Palestras educativas e escovações supervisionadas estão sendo realizadas na UBS e escolas

IMG_3678

O tema prevenção da saúde bucal está sendo abordado na campanha Dia “E” da escovação, promovida pela prefeitura de Arapiraca, através da Unidade Básica de Saúde Marinete Francisca Nunes, do bairro Baixão, durante esta semana. As ações estão acontecendo na própria UBS e em escolas públicas e privadas, localizadas na área de cobertura da unidade, beneficiando centenas de usuários e alunos.

A campanha, que é voltada para a prevenção da saúde bucal, e acaba tendo reflexo na saúde integral, acontece anualmente. Entre as ações, incentivar o hábito dos cuidados para a prevenção de cáries, por meio de orientações sobre escovação, uso de  flúor, creme e fio dental. Além disso, dicas para o processo de higienização da escova de dente e a importância da visita regular ao dentista.

IMG_3630

“Procuramos fazer essa abordagem de forma lúdica, tanto na UBS, quanto nas escolas. O objetivo é que crianças e adultos entendam a mensagem e cultivem o hábito de manter a higiene bucal. Para isso, utilizamos teatro de fantoches para ajudar nas palestras educativas. Além disso, conduzimos escovação supervisionada e promovemos desafio de escovas. A turma que leva mais escovas no dia da visita, alunos e professores recebem kit de higiene bucal”, afirmou  Liliane Alves, cirurgiã-dentista e coordenadora da campanha.

Odontomóvel

Na edição deste ano, a equipe vem realizando visita às escolas com um ambulatório móvel. De acordo com Liliane Alves, a presença do odontomóvel, uma parceria com a empresa Uniodonto, possibilitou a realização  de exames odontológicos, nas próprias unidades de ensino.
IMG_3673
A coordenadora ainda explica que todas as escolas municipais já recebem o kit, independente do resultado do desafio. E também chama a atenção para o trabalho de prevenção que é realizado com um grupo de 50 crianças, na UBS. Entre elas, está Yasmim Xavier, de oito anos. “Eu presto atenção no que a dentista fala e repito em casa”, comentou.

Segundo Liliane Alves, a campanha alcançou cerca de 1500 alunos. A edição deste ano foi realizada nas unidades de ensino: Escola Jayme de Altavilla, Escola Monteiro Lobato, Escola Alternativa, Escola Estadual  Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Ainda destaco a importância da participação de todos os profissionais da saúde da UBS na realização da campanha Dia “E” da escovação.

IMG_3654

Ouça a matéria na integra: