11 de agosto de 2017

Projeto “Resgatando Horta de Quintal” beneficia 28 famílias quilombolas

Projeto municipal estimula hábito de vida saudável e gera ocupação e renda

IMG_3835

“Resgatando horta de quintal” é um projeto implantado pela Prefeitura de Arapiraca em duas comunidades quilombolas do município, localizadas no Pau D´Árco e Carrasco. O objetivo é resgatar a cultura da horta orgânica nas casas, motivar a adesão das famílias à reeducação alimentar e nutricional, por meio de capacitação, orientação e assistência técnica, prestada pelas secretarias da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e gerar opção de renda.

O projeto, que conta com a parceria das duas secretarias municipais, recebe o apoio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) das comunidades beneficiadas, responsáveis pelo primeiro contato, o de apresentação da ideia e levantamento das famílias com interesse em participar. Após isso, passam a receber mudas e sementes, acompanhamento mensal de técnico agrícola e de Promoção da Saúde.

“A proposta é resgatar a cultura da horta, aproveitando os espaços disponíveis nos quintais, com a plantação de hortaliças  livres de agrotóxicos. Além de produzir alimentos para o consumo próprio, ainda possibilita a geração de renda com a comercialização da produção”, explicou Ijoancira Rosa de Moura, enfermeira e técnica da coordenação da Promoção da Saúde.

Nesta quinta (10) e sexta-feira (11), as 28 famílias inscritas receberam a equipe técnica que atua na execução do projeto, quando realizaram a entrega das mudas de hortaliças e sementes para o plantio de coentro, alface, cebolinha, tomate, quiabo, couve, e pimentão. Na hora da entrega, os beneficiados receberam explicações sobre o plantio, os cuidados, a colheita, comercialização e orientações nutricionais de cada produto.

IMG_3798

Ouça matéria na íntegra:

 

Autor: Ana Cavalcante