30 de agosto de 2017

Marchantes são capacitados para melhorar atendimento aos consumidores

Objetivo é construir, entre outros benefícios, relacionamentos comerciais mais duradouros.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-08-30 at 14.15.35

Os marchantes que atuam no Mercado Público de Arapiraca são os alunos da oficina “Atender Bem no Campo”, que teve início nessa terça-feira (29) com o objetivo de melhorar o atendimento e serviços oferecidos aos consumidores. A realização é da prefeitura, através das secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo e a de Serviços Públicos, com o Governo de Alagoas e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).

Não só os marchantes, como açougueiros, pecuaristas e produtores, possuem valiosos conhecimentos sobre o mercado em si, mas desconhecem como fazer para que a teoria contribua, de fato, para o aperfeiçoamento do seu negócio. Se perguntar “quem é o meu cliente?” ou “o que ele pensa sobre o meu produto?” é necessário, mas infelizmente esse exercício não é colocado em prática.

Lucas Ferreira Economista e coordenadora do Projeto Bovino de Corte do Sebrae, Jacqueliny Martins.

Economista e coordenadora do Projeto Bovino de Corte do Sebrae, Jacqueliny Martins.

Para auxiliar e desenvolver o pequeno produtor, o Sebrae desenvolveu a oficina Atender bem, que não se resume em apenas uma noite, outros três encontros ainda acontecerão. Ao final, espera-se que os marchantes (mas outros profissionais também serão atendidos) desenvolvam competências que possam facilitar o seu dia a dia, adotando uma postura focada nas necessidades do cliente, melhorando assim os resultados e construindo relacionamentos comerciais mais duradouros.

As responsáveis pelos cursos são as economistas Jacqueliny Martins, que também está como coordenadora do projeto Bovino de Corte do Sebrae, e Socorro Caso, consultora responsável por ministrar as oficinas direcionadas ao agronegócio. O Superintendente de Fomento para Comercialização de Mercados Públicos, Edeval Tenório, participou do encontro e comentou que tão importante quanto arborizar o local, manter limpo e revitalizar o local de trabalho, atender bem engrandece qualquer empresa, seja ela grande, pequena ou pessoa física.

Ouça a matéria na íntegra:

 

Autor: Laís Pita