2 de agosto de 2017

Em Semana Mundial da Amamentação, Banco de Leite ressalta a importância das doações

Ações do Banco de Leite reforçam os benefícios do aleitamento materno e a importância das doações

IMG_0011

Na Semana Mundial da Amamentação (SMAM), o Banco de Leite Humano Ivete França Lima promove ações de conscientização, destinadas à população e profissionais da saúde de Arapiraca. O objetivo é ressaltar os benefícios do aleitamento materno para a saúde dos bebês e mães, com destaque para o procedimento de doação e o papel das doadoras na importante missão de salvar vidas.

O Banco de Leite Humano é um órgão municipal, mantido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da  Secretaria da Saúde, e responsável por abastecer as maternidades da cidade com o alimento coletado nos hospitais, na própria sede do órgão ou em atendimentos domiciliares.

Deise Gonçalves, assistente social e diretora do Banco de Leite de Arapiraca, explica que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. “Para doar, Não é exigida uma quantidade mínima de leite materno, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação”, comentou.

Atualmente, o Banco de Leite registra o número de  35 mães cadastradas, responsáveis pelo estoque aproximado de 18 litros de leite, mensal. “Apesar da participação de muitas mães, o número de doações ainda é baixo, em relação à demanda do município. Para isso, seria necessário o dobro do volume”, afirmou a diretora.

Deise Gonçalves explicou que há três maneiras da mulher realizar a doação do alimento: no próprio banco de leite, que fica localizado na rua Padre Cícero, ao lado do 5º Centro de Saúde, nas maternidades dos hospitais, ou solicitando o atendimento domiciliar. E para que ela seja cadastrada como doadora, é necessário apresentar os exames de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Ouça matéria na íntegra:

 

Autor: Ana Cavalcante