4 de agosto de 2017

Arapiraca sedia reunião com SMTT’s e Sesau para reduzir acidentes com motociclistas

Foto17

A Prefeitura de Arapiraca sediou a primeira reunião com Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT’s) dos municípios de Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para traçar um projeto a fim de reduzir os acidentes com motociclistas.

O primeiro encontro aconteceu na tarde de quinta-feira (3), no auditório da Casa da Cultura, com representantes dos órgãos de trânsito dos quatro municípios, incluindo secretarias municipais de Educação e Saúde e a 5ª Gerência Regional de Educação (5ª GERE).

Com um dos maiores índices de acidentes envolvendo motociclistas, Arapiraca e os demais municípios do Agreste e do Sertão de Alagoas fazem parte da 2ª Macrorregião de Saúde do Estado.

O superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira de Souza e o supervisor de Educação e Promoção da Saúde, da Gerência de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Eloy Yanes Martin, apresentaram propostas para a realização de ações educativas de trânsito para serem inseridas no projeto que terá apoio do Programa de Saúde na Escola (PSE) e do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), já implantado em Arapiraca.

Os demais parceiros, como a analista da Chefia de Segurança no Trânsito do Detran de Alagoas, Edira Soares, também relataram as ações que já são desenvolvidas nas escolas da rede estadual e, também, sinalizaram novas ideias que serão levadas para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

Foto5

“A partir desta reunião vamos criar um comitê de gerenciamento do projeto para definirmos as ações que serão realizadas a partir de setembro, mês em que se comemora a Semana Nacional do Trânsito, e o projeto terá duração de um ano para podermos reduzir os acidentes com motociclistas nesses quatro municípios da 2ª Macrorregião de Saúde de Alagoas”, ressaltou Jodelmir de Souza.

O superintendente da SMTT de Arapiraca também enfatizou que a regulamentação das cinquentinhas no Estado é uma grande forma de contribuir para a redução dos acidentes com motocicletas.

Recurso garantido

O representante da Sesau, Eloy Martin, afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde tem uma verba de R$ 300 mil para destinar ao projeto das SMTT’s de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Foto18

“Esse recurso irá custear a elaboração do material didático e educativo para ser trabalhado nas escolas estaduais desses municípios para formarmos multiplicadores e as ações que serão realizadas em conjunto no combate aos acidentes de motociclistas nesses municípios”, afirmou Eloy Martin.

A ideia do projeto é também envolver outros parceiros como universidades e outros órgãos, no sentido de fortalecer as ações educativas e conscientizar o público-alvo para um trânsito seguro.

“Estamos no processo da elaboração de propostas que serão analisadas e, posteriormente, implantadas no projeto para os quatro municípios, a exemplo do PSVM aqui em Arapiraca”, concluiu Edira Soares.

Foto2

Representantes das SMTT’s de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema se reuniram em Arapiraca com membros da Secretaria de Estado da Saúde e Detran de Alagoas.