16 de agosto de 2017

Arapiraca sedia etapa preparatória para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

A cidade recebeu representantes dos 46 municípios que integram a II Macrorregião, nesta quarta-feira (16), no CRIA.

IMG_4677

Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde, em mesa de abertura do evento.

Arapiraca sedia etapa da II Macrorregional, que  integra 46 municípios alagoanos, nesta quarta- feira(16), no Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA). O evento,  promovido pelo Conselho Estadual da Saúde, é uma preparação para a I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, que acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

O evento foi aberto à participação  de gestores, usuários, trabalhadores, representantes de movimentos sociais, ONG’s, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública. “O propósito é uma discussão coletiva de propostas e diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, que deve ser apresentada na 1ª Conferência Nacional, que vai ocorrer de 21 a 24 de novembro, em Brasília”, explicou Jesonias da Silva, presidente do Conselho Estadual da Saúde.

IMG_4654

Presidente do Conselho Estadual da Saúde, Jesonias da Silva, abre a reunião da II Macrorregional

Dentro da programação: leitura e apreciação do regulamento; debate; elaboração de propostas; eleição de 192 delegados da II Macrorregião, sendo 24 de Arapiraca;  e mesa redonda “Vigilância em saúde: Direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, tema da Conferência Nacional.  Entre os debatedores, Aglaí Tojal, superintendente Municipal de Vigilância em Saúde de Arapiraca.

IMG_4648

Público comparece ao chamado para construção coletiva do plano de Política em Vigilância da Saúde.

A proposta da  1ª Conferência  Nacional de Vigilância em Saúde também é debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. “Com a conferência, abre-se um importante espaço de discussão para debater a nossa realidade e o que queremos angariar como melhorias e prioridades para o nosso SUS”, declarou Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde.

IMG_4662

Secretária Municipal da Saúde comemora participação dos municípios na reunião em Arapiraca.

Ouça matéria na íntegra: