1 de agosto de 2017

Arapiraca inicia programação da Semana Mundial da Amamentação

A SMAM inicia nesta terça-feira (1º) programação de incentivo ao aleitamento materno

IMG_0258

“Amamentar, ninguém pode fazer por você – todos podem fazer juntos” é o tema, deste ano, da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que inicia nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 7. Em Arapiraca, cidade que dispõe de um dos cinco bancos de leite humano do Estado, promove a campanha por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com uma programação de ações que serão realizadas durante a semana.

Nos três primeiros meses de vida, o leite materno é o alimento mais importante para o bebê e, por isso,  foi criado o Dia Mundial da Amamentação. Além de satisfazer as necessidades alimentares da criança, o leite também é responsável por protegê-las de diversas doenças. O ato da amamentação ainda proporciona benefícios para a mãe, a exemplo da perda de peso mais rápido e redução do risco de câncer de mama.

IMG_0006

Em Arapiraca, o Banco de  Leite Humano Ivete França Lima, localizado no Centro, ao lado do 5º Centro de Saúde, conta atualmente com 35 doadoras e coleta mensal, em média, de 18 litros de leite,  o que dá para atender cerca de 20 receptores. Mas, segundo Patrícia Rolim, enfermeira do órgão, para atender plenamente a demanda das maternidades do município, que recebem as doações, seria  necessário dobrar a quantidade do estoque de leite.

Na programação da SMAM, que iniciou hoje, estão agendadas visitas às enfermarias do Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho e da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima; palestras em Unidades Básicas de Saúde,  nos Espaço Nascer, no Complexo Tarcizo Freire e na Pestalozzi; e, ainda, realização de testes rápidos com as doadoras de leite humano.

SMAM – A semana foi instituída desde a década de 90, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com países empenhados na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno como um direito de mães e crianças, independente de raça, credo ou nacionalidade. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a semana, que, a cada ano lança uma temática relevante para servir de mote para as diferentes atividades desenvolvidas no período.

Ouça matéria na íntegra: