16 de agosto de 2017

Arapiraca cria projeto piloto voltado à valorização e qualidade de vida da comunidade escolar

valorização

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo o Núcleo de Valorização e Qualidade de Vida da Comunidade (NcdVQVCE), projeto piloto na região totalmente voltado à valorização, qualidade de vida e bem estar da comunidade escolar.

Na rede municipal de Educação o projeto é desenvolvido com docentes, discentes e familiares, consolidando e ampliando ações de saúde nas unidades escolares, visando a atenção integral à saúde da comunidade escolar por meio de três eixos de ações: educação em saúde, construção de ambientes favoráveis à saúde e acesso aos serviços de saúde.

O Núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar: Patrícia Santana (enfermeira do trabalho), Elinson Soares (pedagogo e responsável técnico), Nilma Maria da Silva (assistente social), Maria Sélia dos Santos Barros (administradora pública) e Juraci Pedrosa (psicopedagogo).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Mônica Pessoa, 233 servidores efetivos da Educação, atualmente, estão afastados de suas atividades. “Sem o Núcleo o servidor adoecia, se submetia a tratamentos paliativos, voltava a trabalhar e pouco tempo depois adoecia novamente, sendo obrigado a se afastar de suas funções”, frisou a secretária.

IMG-20170815-WA0007

Com o trabalho do Núcleo, o servidor recebe o acompanhamento necessário, é escutado individualmente e, havendo necessidade, é encaminhado ao médico do trabalho, que emite o atestado médico. Caso a doença seja em decorrência do trabalho o servidor é encaminhado para o especialista a fim de iniciar o tratamento.

O Núcleo de Valorização e Qualidade de Vida da Comunidade ainda atende às demandas do Projeto Presença, que tem como objetivo garantir a permanência dos alunos na sala de aula, implementando o monitoramento das políticas públicas educacionais, a exemplo do Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública.

Ouça a matéria na íntegra: