30 de agosto de 2017

Alunos do IFAL fazem visita técnica para conhecer Secretaria de Obras e Urbanismo de Arapiraca

5

Alunos de diversos municípios alagoanos que fazem o segundo ano de Edificações, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Palmeira dos Índios, fizeram a primeira visita técnica do curso para conhecer o funcionamento do geoprocessamento da Secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (SEDUO), da Prefeitura de Arapiraca, nessa terça-feira (29).

Acompanhados do professor Eduardo César Barbosa da Rocha Torres, os alunos foram recepcionados na sala de reuniões da prefeitura pelo secretário da SEDUO, Daniel Oliveira, e a equipe técnica de Desenvolvimento Urbano que explicaram a eles o funcionamento do geoprocessamento de dados e sua utilização em diversos setores do serviço público como Educação, Saúde, e até mesmo Iluminação Pública (IP).

O secretário e engenheiro civil, Daniel Oliveira explicou a importância de projetos como foco do prefeito Rogério Teófilo para dinamizar recursos federais em Brasília e mostrou o trabalho de toda a equipe da Prefeitura de Arapiraca na aplicação da responsabilidade fiscal e investimentos de mais de R$ 36 milhões no primeiro semestre deste ano, incluindo pagamentos de servidores entre outras prioridades do poder público.

“A gestão do prefeito Rogério Teófilo é focada na elaboração de projetos para que a prefeitura consiga recursos federais para executar obras, construções de unidades de Saúde, entre outras ações municipais”, informou Daniel Oliveira.

Carreira pública

alunos2

O secretário de Obras enfatizou também a importância do curso dos alunos de Edificações e que alguns deles poderão ingressar na carreira pública, que tem a finalidade de contribuir com a melhoria de vida da população do município.

O professor de Topografia, Eduardo Torres, afirmou que os alunos ficaram encantados e entusiasmados em ver na prática, como funciona a teoria ministrada em sala de aula e que o geoprocessamento não é apenas medição e sim uma ferramenta que contribui para o setor social.

alunos6

“Foi uma visita muito proveitosa e todos os alunos ficaram satisfeitos e se surpreenderam com a dimensão que é a Prefeitura de Arapiraca. Queremos agradecer a atenção de todos da equipe da secretaria e ao secretário Daniel Oliveira por ter nos recebidos de forma tão simples e calorosa”, declarou Eduardo Torres.

alunos8

Ouça a matéria na íntegra: