3 de julho de 2017

Workshop desenvolve capacidade de liderança e gestão dos profissionais da Saúde

Ocupar um cargo não é suficiente para tornar uma pessoa líder, somente o seu comportamento determinará essa posição.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-03 at 16.21.37

Habilidades integrativas para a qualidade de vida no trabalho, gestão e liderança foram as temáticas abordadas no workshop promovido nesta segunda-feira (03) pela Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca. Durante toda a tarde, superintendentes e coordenadores do nível central participaram, no auditório do Centro de Referência Integrado (Cria), do projeto desenvolvido pelo médico cirurgião geral e auditor em saúde, Jean Rafael Santos Rodrigues.

O trabalho teve início em fevereiro, quando, na oportunidade, os gerentes das unidades de saúde e dos serviços especializados do município foram capacitados para adotarem técnicas e estratégias de atuação como líderes, buscando o melhor desempenho das atividades nas suas equipes, em favor dos resultados desejados, que no caso é melhor servir à comunidade que procura o atendimento nos serviços de saúde do município.

Segundo Jean Rafael, ocupar um cargo não é suficiente para tornar uma pessoa líder, somente o seu comportamento determinará essa posição. “A liderança pode ser desenvolvida, treinada para trabalhar as capacidades que são essenciais nessa prática. Por isso a importância de estudar o tema. Um líder, ao contrário de um chefe, motiva, inspira, executa e avalia”, explicou.

WhatsApp Image 2017-07-03 at 16.21.35

Apesar de novo no município, preparar os profissionais para abordar novos desafios e investir na formação de líderes já é um assunto que vem sendo trabalhado no mundo todo. A exemplo da Organização Mundial da Saúde (OmS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras.

“O mercado de trabalho em saúde vem buscando profissionais experts e comprometidos com as novas competências, o que não significa competitividade, pelo contrário, competitividade exagerada provoca relações interpessoais fragmentadas e aumento nas tensões e conflitos, o que prejudica não só internamente, como o público externo, que são os pacientes”, esclareceu Jean.

Com a liderança na gestão, a habilidade de comunicação é melhorada, a confiança da equipe é desenvolvida, além da escuta ativa dos seus seguidores, relacionamentos interpessoais sadios são promovidos, a motivação nos liderados é incentivada, sem falar no auxílio para o desenvolvimento da maturidade de cada um.

Para finalizar, os participantes responderam um inventário das práticas de liderança com 20 afirmações que foram avaliadas de 1 a 10. Com o resultado em mãos, as deficiências serão trabalhadas e as qualidades, ainda mais estimuladas.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-03 at 16.21.35

Mostra Brasil, aqui tem SUS

O projeto foi, inclusive, selecionado para ser apresentado no 33º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Em Alagoas, seis trabalhos foram selecionados para a 14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS 2017, três deles em Arapiraca, sendo um o tema desta reportagem. Todos eles serão apresentados no próximo dia 13 de julho, em Brasília.

Os vencedores da Mostra, por região, vão faturar 10 mil reais, e por estado, um município de cada estado do país terá sua experiência registrada em vídeo no formato documentário. Além da premiação por região e estados, 36 experiências serão premidas com medalha de reconhecimento, durante as rodas de conversa, dentro de categorias temáticas.

O objetivo da Mostra Brasil, aqui tem SUS é propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS, estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando a garantia do direito à saúde e dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local.

Autor: Laís Pita