26 de julho de 2017

Servidores da prefeitura de Arapiraca participam de curso sobre captação de recursos federais

Curso

O intuito é qualificar o corpo técnico do município quanto à execução de convênios federais

Com o objetivo de aprimorar conhecimentos e aprender mais sobre a apresentação de projetos e captação de recursos federais, servidores municipais de Arapiraca estão participando nesta semana de um curso de gestão de convênios com ênfase no Sistema de Gestão de Convênios – Siconv, em Maceió, organizado pela a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA.

A capacitação promove o intercâmbio de informações entre os profissionais e reforça um dos compromissos da gestão do prefeito Rogério Teófilo, que é a valorização do servidor público, com a melhoria das condições de trabalho e ainda a qualificação do corpo técnico.

O curso, realizado através da I9 Treinamentos, tem como instrutor Murillo de Miranda Basto Neto que apresenta o passo a passo de todo o processo de captação, formalização, execução e prestação de contas, abordando os principais módulos do Siconv, com ênfase na execução de convênios.

Traçado para facilitar apresentações de projetos aos programas ofertados pelo Governo Federal, o sistema faz parte do Portal dos Convênios, que gerencia os atos de celebração, alteração, liberação de recursos, acompanhamento e fiscalização da execução e a prestação de contas dos convênios.

Além de capacitar os técnicos das prefeituras alagoanas no processo de captação de recursos e formalização no Siconv, o curso, que já foi realizado outras vezes pela entidade, transmitiu as novas especificações trazidas pela legislação acerca do Siconv, que gerou algumas alterações em seus procedimentos.

Siconv

O Siconv é uma ferramenta eletrônica que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos. Esse repasse acontece por meio de contratos e convênios destinados à execução de programas, projetos e ações de interesse comum.

Ouça esta matéria na íntegra: