6 de julho de 2017

Comprometimento da gestão e bom senso dos professores garantem alunos em salas de aula

01

Se por um lado milhares de alunos da rede municipal de Arapiraca estão com as aulas comprometidas por conta de uma greve que se arrasta há dois meses, por outro o bom senso tem prevalecido, resultando no andamento normal dos trabalhos e na garantia de um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente: o acesso à Educação.

Com salários em dia e quantidade de merenda suficiente estocada nas despensas das escolas, muitos professores optaram dar continuidade aos trabalhos, enquanto outra parte insiste em priorizar um embate político onde os únicos prejudicados estão sendo os mais de 32 mil alunos do município.

067

De acordo com levantamentos colhidos junto à Secretaria de Educação de Arapiraca, das 59 unidades escolares da rede, 46 estão funcionando de forma parcial e seis em sua totalidade, com professores e alunos em sala de aula e quantidade suficiente de merenda estocada nas despensas. Apenas sete estão sem funcionamento.

A Escola Municipal Jesus Redentor, localizada na comunidade Manoel Teles, é uma das que estão funcionando de forma parcial. Lá, cerca de 530 alunos estão frequentando, diariamente, a sala de aula, participando de atividades pedagógicas e recebendo merenda balanceada e dentro dos padrões nutricionais. Dos 23 professores do quadro 18 estão exercendo suas atividades normais.

03

Nos centros de educação infantil, mais conhecidos como creches, o bom senso também tem prevalecido. Das 26 unidades existentes no município apenas quatro estão sem atividades, uma funcionando em sua totalidade e 21 de forma parcial.

Além do longo processo de discussão junto ao sindicato da categoria, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação, não tem medido esforços no sentido de oferecer condições dignas aos alunos, professores e demais servidores da rede municipal.

02

Para isso vem intensificando os reparos na estrutura física de várias unidades, herdadas em total estado de abandono, algumas delas, inclusive, com parte da estrutura comprometida, o que poderia colocar em risco as vidas dos alunos e servidores.

A expectativa, de agora em diante, é que o bom senso prevaleça entre os representantes da categoria, uma vez que a gestão segue dialogando de forma aberta e sempre primando pela verdade e pela transparência.