22 de junho de 2017

Prevenção ao câncer bucal é tema de campanha realizada com usuários da UBS do Baixão

IMG_6578

Usuários da recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Baixão participaram, na manhã desta quinta-feira (22), de várias atividades voltadas a prevenção de doenças, entre elas o câncer bucal, que está entre os cinco tipos de câncer mais comuns no Brasil.

A Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca será realizada nesta quinta e sexta-feira, envolvendo centenas de usuários da Unidade, que ainda terão a oportunidade de assistirem palestras sobre tabagismo, hipertensão, diabetes e, é claro, câncer bucal.

Na oportunidade, a dentista da UBS, Liliane de Souza Leão, ministrou palestras sobre as principais características que podem apontar a suspeita ou confirmação do câncer bucal, assim como alguns hábitos preventivos.

IMG_6549

Os usuários também passaram por exames bucais. Em alguns casos, os pacientes foram orientados a administrarem determinados tipo de medicação e, posteriormente, voltar à UBS para ser reavaliado. Nos casos considerados suspeitos, os pacientes foram encaminhados para a realização de exames mais detalhados e, havendo necessidade, o início do tratamento.

O aposentado João dos Santos foi um dos pacientes atendidos durante a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. Ele afirmou que pelo fato de usar prótese há anos sempre surgem ferimentos na gengiva. Ao ser examinado, o especialista verificou que o problema do Seu João é decorrente da má acomodação da prótese e foi orientado apenas a trocá-la e administrar a lesão com medicamento.

De acordo com a diretora Maria Aparecida Araújo, a UBS é responsável pelo atendimento de aproximadamente 3 mil famílias dos bairros Baixão e Eldorado. “Vamos utilizar a ação da campanha para atrair o público e organizar os grupos específicos de tratamento”, finalizou a diretora.