18 de maio de 2017

Servidores de UBS recebem treinamento para a distribuição eficaz de medicamentos

IMG_5212

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do CRIA, uma reunião de alinhamento entre o Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e auxiliares de farmácias e gerentes de unidades de saúde do município.

Durante a reunião foi apresentado o norteamento logístico na distribuição dos produtos farmacêuticos na rede de saúde do município, seguindo as demandas mensais de cada unidade de saúde.

Entre os pontos abordados estavam as entregas dos produtos, pedidos mensais, pedidos extras e demandas soltas.

A Prefeitura de Arapiraca está implantando um sistema de gestão de logística no intuído de otimizar o fluxo e acompanhar as demandas com transparência e responsabilidade.

Também são ferramentas para auxiliar a logística no CAF dois veículos adquiridos pela gestão que serão usados para o transporte e distribuição dos medicamentos, sendo um para pequenas demandas e pedidos emergenciais; e outro para as demandas maiores, os pedidos mensais.

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é a unidade responsável pela distribuição de medicamentos e materiais na rede municipal de saúde. É o suporte às ações da farmácia, contribuindo para serviços de saúde de qualidade aos pacientes, com transparência nos serviços farmacêuticos.

A CAF garante o abastecimento farmacêutico de todos os produtos necessários para a demanda no município.