16 de maio de 2017

Saúde realiza busca ativa de casos de tuberculose com usuários do Centro Pop

centro pop

Na manhã desta terça-feira (16), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no Centro Pop de Arapiraca, onde realizaram a busca ativa de casos suspeitos de tuberculose junto aos usuários daquele serviço.

Na oportunidade,os técnicos realizaram uma palestra com os usuários, evidenciando a importância da detecção precoce da doença, assim como suas consequências.

Além da palestra os usuários foram submetidos ao exame conhecido como baciloscopia que, popularmente, trata-se da coleta do escarro, secreção excretada pelos pulmões.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, havendo a detecção de casos o paciente será encaminhado para o Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA), unidade especializada no tratamento da doença.

O SERVIÇO

O Centro Pop é um serviço que acolhe e mantém um vínculo com pessoas em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos usuários de drogas e moradores de ruas.

DSC_0133

O atendimento acontece de segunda à sexta das 8 às 17 horas. No local o usuário recebe café da manhã, almoço, lanche da tarde, banho, atendimento psicossocial e aplicação de atividades pedagógicas.

De acordo com Telma Freire, diretora do Centro Pop, são atendidos em média 40 usuários por dia, que também são acompanhados por assistentes sociais, que trabalham na reinserção dos seus vínculos familiares.

“A nossa relação com essas pessoas é muito forte, pois aqui todos são tratados como uma família, ou seja, a família que eles não encontram nas ruas”, finalizou.