19 de maio de 2017

Prefeitura beneficia mais três comunidades rurais com distribuição de sementes

Vila São José, Xexeu e Tingui foram as comunidades beneficiadas nesta sexta

IMG_20170519_112243461

A sexta-feira(19) foi de comemoração para 188 famílias de pequenos produtores rurais de Arapiraca, beneficiados com  2 mil e 256 quilos de sementes de feijão e milho, distribuídos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Além da chuva que caiu na manhã desta sexta, a distribuição das sementes reascendeu a esperança de quem depende da terra para a sobrevivência da família. Desta vez, o Programa  de Desenvolvimento da Agricultura Familiar beneficiou os produtores rurais das comunidades Vila São José, Xexeu e Tingui.

A distribuição das sementes vem sendo realizada por uma equipe da secretaria, que dividiu o total de 6 mil quilos de sementes, sendo 3 mil de feijão e 3 mil de milho, para  500 agricultores, de 13 comunidades cadastradas no projeto que valoriza a agricultura familiar.

O total de grãos foi adquirido por meio do Programa de Sementes,  ação do Governo do Estado que, através da Secretaria de Agricultura, entrega, uma vez por ano, os grãos ao município para serem distribuídos para as comunidades rurais cadastradas em Arapiraca.

Roberto Amaral, secretário da Agricultura e Meio Ambiente, participou da ação, representando o prefeito Rogério Teófilo, e afirmou que este é um importante momento. Primeiro, por trazer um pouco de esperança para os pequenos produtores rurais e, depois, por possibilitar um contato direto com eles, que passam a conhecer as ações  de beneficiamento desenvolvidas pela Prefeitura de Arapiraca.

“Este é um momento simbólico. Está presente na comunidade com a equipe da secretaria e  explicar os benefícios que podem adquirir e como fazer, é uma ótima oportunidade construir um diálogo, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município”, afirmou Roberto Amaral.

Para Maria Aparecida Ribeiro, presidente da Associação de Moradores da Vila São José, a visita da Administração Municipal é uma novidade na comunidade. “Essa é a primeira vez que recebemos o secretário, representando o prefeito e sua equipe. É bom saber que há uma preocupação com o pequeno agricultor. Além disso, trouxeram esperança. O local está cheio de gente que vive da terra e  agora, com sementes em mãos, aguardam o momento para plantar “, comentou.

Evilásio Tenório da Silva foi um dos primeiros da fila a receber as sementes. Ele afirma que os 6 kg de feijão e os 6 kg de arroz são de grande ajuda. “Eu trabalho na terra e dependo das sementes para o meu cultivo. Chegou em boa hora. Agora é rezar para que essa chuva que está chegando seja suficiente para molhar a terra”, enfatizou.

Entre as ações desenvolvidas pela secretaria estão o abastecimento de água com carros-pipa, aragem de terra, abertura e limpeza de barragens e poços,  assistência agrícola de orientação e acompanhamento de plantio. Além disso, a secretaria também atua no processo de comercialização da produção do pequeno produtor rural, incentivando a agricultura familiar, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O secretário ainda anunciou para agricultores a inauguração de uma máquina perfuratriz, que está em fase de ajuste, e será responsável pela perfuração de poços, prioritariamente para atender as comunidades rurais. O equipamento será aliado para o enfrentamento à estiagem.

Segundo o Roberto Amaral, os produtores rurais de Arapiraca passam a ter vantagem comparando com os demais municípios. “Em apresentação, a Secretaria de Agricultura do Estado informou possuir duas máquinas para atender os municípios alagoanos. Enquanto Arapiraca passa a ter uma, exclusivamente para atender a demanda local”, declarou.

 

Autor: Ana Cavalcante