18 de maio de 2017

Pequenos agricultores de Arapiraca serão beneficiados com a entrega de 6 mil quilos de sementes

Ao todo, serão 500 agricultores favorecidos com sementes de milho e feijão.

WhatsApp Image 2017-05-18 at 11.44.34

A agricultura familiar é o foco das ações dos programas de extensão rural da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca. Essa determinação foi feita pelo prefeito Rogério Teófilo e vem sido cumprida, tanto é que durante esta semana a secretaria tem entregado sementes para agricultores familiares e o ponto alto da ação vai acontecer nesta sexta-feira (19), às 10h, na Vila São José, Zona Rural de Arapiraca.

No total, serão entregues 6 mil quilos de sementes, sendo 3 mil de feijão de arranca e 3 mil de milho, a 500 agricultores. São 13 comunidades cadastradas e que serão beneficiadas com o projeto. Riachão e Tapicurú receberam as sementes nessa quarta-feira (17), Lagoa Cavada e Poção foram contempladas nesta quinta-feira (18) e as comunidades Vila São José, Xexeu e Tingui vão ganhar, nesta sexta-feira (19), das mãos do prefeito e do secretário Roberto Amaral, 2 mil e 256 sementes.

A superintendente da Secretaria, Fabiana Fontes, explicou que o momento desta sexta (19) representará o maior número de agricultores beneficiados em Arapiraca, serão 188 de uma vez só: 84 na Xexeu, 31 na Tingui e 73 na Vila São José. “Essa entrega garante o desenvolvimento da lavoura e contribui para o desenvolvimento da produção agrícola de agricultores familiares”, afirmou.

O Programa de Sementes é do Governo do Estado que, através da Secretária de Agricultura, entrega, uma vez por ano, os grãos ao município e eles são devidamente distribuídos para as comunidades rurais cadastradas em Arapiraca. As sementes são plantadas para posteriormente serem consumidas e vendidas.

“O que temos de maior riqueza é a produção agrícola e a agropecuária, que precisa ser fortalecida. E esse é o objetivo da secretaria, reconhecer o papel prioritário dos pequenos produtores, incentivá-los para que cresçam e torne Arapiraca um município de referência para todo o Brasil”, afirmou o secretário Roberto Amaral.

WhatsApp Image 2017-05-18 at 11.47.45

Autor: Laís Pita