25 de maio de 2017

Estudantes da Ufal apresentam diagnóstico sobre os serviços prestados pela UBS do Cavaco

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Na manhã desta quinta-feira (25), estudantes do 3° período de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apresentaram um diagnóstico situacional dos serviços ofertados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cavaco, responsável pelo atendimento de, aproximadamente, duas mil famílias.

A apresentação foi acompanhada por médicos, agentes de saúde, enfermeiros, assistentes sociais, odontólogos e toda a equipe da Unidade, que tem como diretora a enfermeira Zélia Ribeiro de Melo.

Há mais de um ano os alunos se infiltraram naquela comunidade, onde, com a ajuda dos agentes de saúde, realizaram um levantamento sobre as principais dificuldades encontradas pelas famílias daquela comunidade, além do que pode ser melhorado nos serviços ofertados pela UBS.

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No resumo apresentado nesta quinta-feira, os universitários expuseram algumas situações vividas por famílias de pacientes acamados, que vão além do problema patológico e incluem questões de convivência familiar, social, entre outras.

De acordo com a diretora da UBS, Zélia Ribeiro, o trabalho é de fundamental importância para a Unidade, uma vez que a missão da equipe é trabalhar oferecendo um serviço eficiente às mais de 2 mil famílias daquela comunidade.

“Muitas vezes enxergamos apenas os problemas patológicos, mas esquecemos que por trás disso há situações que fazem as pessoas adoecerem e esses problemas estão dentro de casa”, alertou a diretora.

Durante o estudo feito pelos universitários, assim que são detectados os problemas é feita a solicitação de intervenções por parte da UBS, a exemplo do acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais e investimentos no planejamento familiar.

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Ao final da apresentação, os alunos entregaram uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho para um jovem de 22 anos que está acamado. O material, fruto de uma parceria entre Prefeitura e Pestalozzi, foi entregue à Dona Niva, mãe do paciente.

O trabalho de extensão universitária faz parte do módulo “Integração, ensino, serviço e comunidade” e tem como objetivo o estudo da abordagem familiar na atenção primária à saúde, priorizando o conhecimento da família a partir da sua estrutura, dinâmica e relações, utilizando os instrumentos de diagnóstico e avaliação familiar.

Participam do projeto os seguintes alunos: Aisla Galdino, Kathleen Cézar, Saulo Henrique, Alyne Barbosa, Maria Eduarda, Lucila Melo, Lavínia Calmon, Érika Tenório e Fernando Muniz, coordenados pelos professores Rafael Rodrigues e Celso Marcos.