26 de maio de 2017

Especialistas discutem esclerose múltipla com usuários do Cemfra

26052017-DSC_1156

Maio é o mês de combate a esclerose múltipla, doença que afeta o sistema nervoso central e ativa o sistema imunológico contra as próprias estruturas neurológicas. Na manhã desta sexta-feira (26) o assunto foi abordado por especialistas durante um ciclo de palestras realizadas no auditório do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA), responsável por atender mais de 600 usuários com serviços de reabilitação física e intelectual.

Entre as palestras ministradas nesta sexta-feira estava a da fisioterapeuta Anália Cavalcante, que abordou a importância da reabilitação física e orientações para o autocuidado para pacientes com a doença. Já a fonoaudióloga Renata Érica deu orientações sobre prevenção à bronco-aspiração, enquanto a assistente social Fátima Cristina fez uma abordagem sobre os benefícios previstos em lei para os pacientes com esclerose múltipla. As atividades foram acompanhadas pelo gerente da unidade, Murilo Nunes de Magalhães, e pela coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa, Andrezza Costa.

A palestra principal foi ministrada pelo neurocirurgião Pedro Bernardo, que explicou sobre a doença, diagnóstico e tratamento. Segundo o médico, a maior incidência dos casos ocorre em pessoas jovens com idade entre 20 e 40 anos e os sintomas podem ser detectados pela perda temporária da visão, fraqueza e dificuldade para andar, perda de controle da urina, entre outros.

26052017-DSC_1167

Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a esclerose múltipla tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga.

De acordo com a assistente social Andrezza Costa, coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa, o Cemfra é responsável pelo atendimento a pacientes em processo de reabilitação, paralisia cerebral, AVC e crianças com microcefalia.

O Cemfra é a única instituição gerida pelo poder pública a compor a rede dos Centros Especializados em Reabilitação (CER) que, em Arapiraca, é formado por outras quatro entidades: Pestalozzi, Adefima, APAE e Complexo Tarcizo Freire.

26052017-DSC_1160