10 de maio de 2017

Comitê de Prevenção e Redução da Mortalidade Materno Infantil inicia atividades em encontro municipal

Secretaria Municipal de Saúde realiza primeiro encontro do comitê nesta quart-feira

IMG_6441

As atividades do Comitê e Redução da Mortalidade Materno Infantil no Município, apresentado no lançamento do programa “De olho no meu bebê”, foram iniciadas nesta quarta-feira (10), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), com o I Encontro, promovido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento reuniu diversos profissionais de órgãos, instituições e entidades relacionadas ao tema, que  acompanharam a programação da reunião, iniciada  com a apresentação do Regimento Interno do Comitê, que tem o objetivo de avaliar e discutir as circunstâncias de ocorrências dos óbitos infantis e fetais e propor medidas para a melhoria da qualidade de assistência à saúde e demais ações para a redução da mortalidade.

Na abertura da reunião, a médica pediatra, primeira-dama do município e também presidente do Comitê de Combate à Mortalidade Materno Infantil, Lúcia Cajueiro, enfatizou a importância da união entre  as equipes da secretaria de saúde do município, setores de hospitais e  a comunidade, na implantação de ações voltadas para o tema.

A importância principal desse comitê é a prevenção da mortalidade infantil e de gestantes. Acompanhando, investigando, intervindo e apoiando todas as unidades de saúde e hospitais de Arapiraca, por meio de ações voltadas para se reduzir ao máximo esse número. Com isso, partilhamos o compromisso dessa gestão, que é cuidar das pessoas. E neste caso, principalmente as de maior vulnerabilidade, que são as crianças de  zero a três anos de idade e as gestantes”, ressaltou.

Entre as atribuições do comitê, estão a investigação, análise de óbitos, proposição de medidas de prevenção de novas ocorrências, qualificação da informação, divulgação/educação, mobilização/articulação. Segundo Maria Luiza Bezerra, coordenadora Saúde da Mulher, as ações de intervenção começam nas Unidades Básicas de Saúde, desde o pré-natal, e devem seguir até os hospitais, no momento do parto.

Esta é a primeira reunião após o lançamento do comitê, que devem acontecer mensalmente. A luta deve ser constante na prevenção e cuidados com as nossas crianças e mulheres. Por isso, os participantes desse encontro já saíram com o cronograma de reuniões para os próximos meses deste ano. Em junho, o encontro acontecerá no dia 14”, explicou Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde.

Entre os órgãos e instituições presente e que compõem o comitê, formado por 16 membros, participaram as coordenações de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Atenção Básica, Atenção Especializada, , Vigilância em Saúde, Controle e Avaliação, Secretaria da Mulher, Programa Primeira Infância, Banco de Leite, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças, Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores de Arapiraca, Ufal e representantes dos Hospitais Regional e Nossa Senhora de Fátima.

Autor: Ana Cavalcante