18 de maio de 2017

Arapiraca é destaque em ações no I Fórum Alagoano de Trânsito Seguro para Motociclistas

índice1

Fotos: Samuel Alves

O índice de acidentes de trânsito com motociclistas em Alagoas é assustador. Na Região do Agreste é ainda maior. De janeiro a maio deste ano o Hospital de Emergência do Agreste (HE) já registrou mais de 4.300 acidentes com motociclistas.

No entanto, o município de Arapiraca foi destaque com ações de educação para o trânsito no I Fórum Alagoano de Trânsito Seguro para Motociclistas, que aconteceu até o início da tarde desta quarta-feira (18), no Planetário Municipal e Casa de Ciência, em Arapiraca.

Realizado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) com o engajamento do SEST SENAT, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e instituições com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade de São Paulo (USP), o fórum debateu sobre “Segurança para os motociclistas e a busca por uma mobilidade que preserve à vida”.

O superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira de Souza, representou o prefeito Rogério Teófilo, assim como o chefe do Serviço de Segurança do Detran/AL, Antônio Monteiro, representou o diretor-presidente do órgão estadual, Antônio Carlos Gouveia.

Jodelmir de Souza ressaltou a importância do fórum para incentivar as ações de educação para o trânsito e contribuir para a diminuição de acidentes, principalmente, com motociclistas.

“Os números dos acidentes são preocupantes, mas daqui sairão ideia para buscar soluções e todos, em um só engajamento, reduzir esses números de um mal secular. A Prefeitura de Arapiraca estará à disposição para cooperar no combate aos acidentes de trânsito em nossa cidade e no Estado também”, afirmou Jodelmir de Souza.

índice3

O chefe do Detran/AL, Antônio Monteiro, frisou que os acidentes são uma epidemia no mundo e que os números são assustadores. Ele afirmou que o Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) completa nesta quarta um ano e 12 dias e já há 26 instituições envolvidas nas ações educativas de combate aos acidentes de trânsito.

“Estamos buscando parcerias com os Detrans e até com instituições internacionais porque os acidentes são uma epidemia mundial e a SMTT de Arapiraca tem tido um papel fundamental com as ações educativas realizadas no trânsito, nas escolas e nas empresas para conscientizar as pessoas a terem um comportamento preventivo no trânsito de Arapiraca”, disse Antônio Monteiro.

Pesquisas e registros

A professora doutora Ana Paula Nogueira, da Universidade Federal de Alagoas apresentou palestra Magna sobre “Acidentes de Trânsito com Motociclistas, recortes da realidade do Hospital de Emergência do Agreste, Dr. Daniel Houly”, que fica localizado em Arapiraca e recebe todos os tipos de vítimas de acidentes da região e outras localizações do interior de Alagoas.

índice

“As ações educativas devem ser embasadas em pesquisas científicas para terem um resultado mais eficaz, uma vez que acidentes de trânsito se tornaram problemas de saúde pública não só aqui no Brasil, em Alagoas, mas no mundo. E acidente não é fatalidade”, argumentou Ana Paula Nogueira.

Em seguida foram apresentados painéis sobre o trânsito com o tema central “Análise, perspectivas e soluções para transformar a realidade demonstrada pelas pesquisas acadêmicas”.

Já a acadêmica do curso de Enfermagem da Ufal, Lilka Marques Santos, fez uma reflexão sobre a violência no trânsito e homenageou os profissionais e os órgãos envolvidos nas ações para conscientizar as pessoas sobre a vida no trânsito.

índice6

O Rotary Clube representado por Pocione Santos e a Stella Casa das Placas representada por Maristela Santos fizeram a entrega de dois capacetes solidários e 20 mangas UV para serem utilizados nas ações educativas do PSVM Arapiraca. Alunos das redes educacionais também participaram do evento.