3 de maio de 2017

Arapiraca dá início às ações do Movimento Maio Amarelo em Alagoas

Genival Silva

Arte-educadores mostrando os cuidados que as pessoas devem ter no trânsito da cidade. Foto: Genival Silva

As ações de prevenção de acidentes do Movimento Maio Amarelo tiveram início na manhã desta quarta-feira (3), na Praça Marques da Silva, no Centro de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, e vão até o dia 25 deste mês.

O Movimento Maio Amarelo é uma ação mundial, que teve início em março de 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o propósito de diminuir os acidentes de trânsito durante a década de 2011 a 2020, definindo o período como a “Décadas de Ações para a Segurança no Trânsito”, em todo o mundo.

Em Alagoas as ações começaram em 2014. Arapiraca dá o ponta pé inicial das ações no Estado para este ano de 2017 com o tema “Cuidado pela Preservação à Vida”.

Com apoio da Prefeitura de Arapiraca, as equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), do Procon, da 5ª Gerência de Educação (5ª Gere) e do Programa Promoção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca (SMS) desenvolveram ações de conscientização às leis de trânsito no Centro da cidade.

Os cruzamentos da Avenida Rio Branco e da Rua Estudante José de Oliveira Leite serviram de exemplo de respeito ao próximo no trânsito da cidade como respeitar a faixa de pedestre e à sinalização para evitar acidentes no trânsito.

“Essas ações educativas é que fazem a diferença para conscientizar os condutores de todos os tipos de veículos e os pedestres para que juntos possam viver em harmonia no trânsito e, assim, prevenir acidentes”, ressaltou Jodelmir de Souza, superintendente da SMTT de Arapiraca.

IMG_2501 - Cópia (Copy)

Alunos do Premem participaram das ações do Maio Amarelo. Eles recebem palestras da SMTT sobre Educação no Trânsito. Foto: Genival Silva.

As ações na Praça Marques da Silva contaram com a participação dos alunos da Escola Estadual Senador Rui Palmeira. Os integrantes do Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT de Arapiraca ministram palestras nas escolas municipais e estaduais, além das empresas da cidade.

Cuidado com as pessoas

De acordo com a chefe da Educação para o Trânsito, do Detran/AL, Ana Duarte, com o tema das ações deste ano “Cuidado pela Preservação à Vida”, as equipes de Educação para o Trânsito estão desenvolvendo ações de prevenção e cuidados com o próximo.

“Este tema já traz a preocupação que o governo tem com as pessoas e quer sensibilizar a todos a terem o mesmo cuidado com o próximo no trânsito. Desta forma, a intenção é que todos contribuam para a diminuição dos acidentes em Alagoas”, declarou Ana Duarte.

A abertura oficial do Movimento Maio Amarelo, em Alagoas, será no dia 8 deste mês, no Palácio República dos Palmares, sede oficial do Governo de Alagoas, em Maceió.

IMG_2457 - Cópia (Copy)

Os arte-educadores interagiram com os pedestres para incentivá-los a atravessar a via pela faixa de segurança. Foto: Genival Silva.

“O início dos trabalhos foram em Arapiraca porque a cidade tem muita relevância para o Estado e também os índices de acidentes aqui são maiores com relação a motociclistas. Por isso estamos com os arte-educadores realizando esse trabalho junto à população”, disse Ana Duarte.

Para a analista de Trânsito da Chefia de Segurança do Trânsito do Detran de Alagoas, Edira Soares, os trabalhos na rua são uma forma de chamar a atenção da população para o perigo que o trânsito representa na vida de cada um.

“Precisamos despertar nas pessoas a conscientização de cada uma no respeito à sinalização, as regras de trânsito e aos próprios atores do trânsito que são os motoristas, os pedestres, os ciclistas, os motociclistas e qualquer outro condutor que conduza um veículo pelas vias”, afirmou Edira Soares, que reforçou a importância da integração dos órgãos para a realização de campanhas como esta.

DSC_8128

Equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) da SMTT de Arapiraca distribuiu panfletos com informações educativas. Foto: SMTT

As ações do Movimento Maio Amarelo terão continuidade em Arapiraca até o próximo dia 25 deste mês com palestras nas escolas, audiências públicas e com um fórum de encerramento no Planetário Municipal ou Casa de Ciência.