20 de abril de 2017

“Seja amigo da sua voz” foi tema de evento promovido para professores da Rede Municipal

20042017-DSC_2425

A programação alusiva ao Dia Mundial da Voz  não se restringiu a sua data comemorativa, 16 de abril, em Arapiraca. Durante toda a semana, várias ações foram desenvolvidas pela Administração Municipal. Nesta quinta-feira (20), a Secretaria de Educação e Esportes realizou  o evento  “Seja amigo da sua voz”,  destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino, no anfiteatro do Planetário Casa da Ciência, no Lago da Perucaba.

O evento, que contempla o projeto de saúde vocal, apresentou o  objetivo de atuar na qualidade de vida do servidor da educação municipal, promovendo a sua valorização, com ações de promoção, prevenção e reabilitação, com a participação de profissionais fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta e  educadores físicos. 

A cerimônia de abertura contou com a participação de Fabiana Pessoa, vice-prefeita,  Mônica Leônia Pessoa, secretária Municipal de Educação e Esporte, Aurélia Fernandes, secretária da Saúde, Genaura Araújo, superintendente Pedagógica, Patrícia Araújo, enfermeira do trabalho, e Rosenilda Barbosa, representando a classe de professores.

Durante a abertura do evento, Fabiana Pessoa confessou estar emocionada e parabenizou a interpretação da professora Malba Martins, que executou o Hino Nacional e o de Arapiraca.  

“Eu confesso estar emocionada com apresentação que acabei de ver e, ainda, em evento que valoriza os educadores. Sou professora e também fui criada entre tias professoras. Por isso, conheço bem o cotidiano desses profissionais e a dedicação na missão de ensinar. Feliz em participar desse momento, promovido pela secretária Mônica e sua equipe”, declarou a vice-prefeita.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela organização do evento,   preparou uma programação humanizada, com ênfase no bem estar dos participantes. Para isso, além das palestras voltadas ao tema “voz”,  outros temas foram abordados. O primeiro deles, “Meditação – Um caminho para  eficiência, saúde e qualidade de vida, ministrado pela terapeuta Ana Leide Souza.

A proposta, segundo Patrícia Araújo, foi estender a programação para além da comemoração alusiva ao dia da voz e proporcionar  ao professor um momento diferenciado, com palestras de saúde vocal, oficina de técnicas para otimização da performance dos professores, momentos de ginástica laboral, relaxamento, cuidados com a beleza e sorteios.  

“O objetivo é dar continuidade às ações, ao longo da gestão, com projeto Núcleo da qualidade de vida da saúde do servidor da educação. Para isso, contamos com a parceria de outros órgãos, a exemplo da Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)”, afirmou  Patrícia Araújo.

Entre os projetos da Secretaria de Educação, segundo Mônica Leônia Pessoa, é a valorização profissional, voltada para a satisfação pessoal dos servidores. “Este é mais um momento dedicado aos profissionais da educação, que faz parte do projeto que prestigia os servidores e reflete na melhor qualidade de vida”, afirmou a secretária de Educação e Esporte.

Rosenilda Barbosa, representando a classe de professores, ressaltou a importância de eventos que contribuam para o bem estar do profissional. “Eu entendo que momentos assim vem somar e acabam por refletir no nosso trabalho, na maneira como conduzimos as nossas ações no dia a dia nas salas de aulas”, afirmou a professora.