8 de abril de 2017

Durante o dia D da vacinação, Rogério acompanha processo de imunização em Arapiraca

imunização 7

Durante todo este sábado (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais uma campanha de imunização antirrábica para cães e gatos em toda Arapiraca.

No total, foram mais de 60 pontos de vacinação concentrados em todo o município, e o prefeito Rogério Teófilo, seguido da secretária Aurélia Fernandes, visitou alguns desses locais para acompanhar o processo, que foi coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Recebendo a campanha pela primeira vez, o Residencial Agreste foi um dos pontos mais movimentados durante o período de imunização. Dezenas de donos de cães e gatos levaram seus bichinhos para tomar a dose da vacina que irá protegê-los da raiva, doença viral que infecta o sistema nervoso dos animais.

Dentre os principais sintomas do animal contaminado pela raiva, a salivação em excesso pelo impedimento da deglutição e o aparecimento repentino de agressividade são os mais perceptíveis. Eles se manifestam entre a terceira e a sexta semana após o contágio do cão ou gato.

Nos humanos, os sintomas duram entre dois a quatro dias, e destacam-se a transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos, alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura. Posteriormente, instala-se um quadro de alucinações, acompanhado de febre e crises convulsivas periódicas.

Autor: William Rocha