8 de abril de 2017

Artesã comemora novo olhar da Prefeitura de Arapiraca para o Mercado Margarida Gonçalves

Equipes da prefeitura estão engajadas em revitalizar o espaço e promover cursos para que os artesãos conhecem seus próprios produtos, melhorando assim a comercialização

Selo - Artesanato Arapiraca“A gente estava meio esquecido”, foi assim que a pernambucana Roseane Alves Monteiro, 63 anos, recebeu a equipe de reportagem da Prefeitura de Arapiraca. A artesã é uma das 40 profissionais alocadas no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, em Arapiraca.

Desde os seus 9 anos, Roseane faz crochê e, há mais de 40, o trabalho dela é desenvolvido na Capital do Agreste. Seu pai, que era mecânico, veio para a cidade a convite de um amigo e não quis mais retornar para sua cidade natal.

Aqui, Roseane conheceu o Iran, seu esposo, e com ele teve um casal de filhos. Hoje, com seus filhos devidamente encaminhados, a artesã ocupa seu tempo com o Box 37.

“Não sei se era época de política, mas fomos deixados de lado tem muito tempo”, relatou. “As coisas estavam meio devagar, mas hoje tivemos a nossa primeira reunião e eu sinto que agora vai”, comemorou Roseane.

Lucas Ferreira 04042017-DSC_1994

A artesão se referiu a reunião que aconteceu entre os artesãos do Mercado e representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Liderados pelo superintendente de Gestão de Mercados, Edeval Tenório, os profissionais discutiram estratégias de revitalização do mercado de artesanato.

“A estrutura física do espaço está defasada – a exemplo dos banheiros que precisam ser construídos -, o horário de funcionamento precisa ser estudado e as atrações culturais que antes existiam, vão voltar a acontecer em parceria com a Secretaria de Cultura de Arapiraca”, pontuou Edeval.

Mas de acordo com o superintendente, o maior gargalo está no desconhecimento, por parte dos artesãos, dos seus produtos e qual a melhor maneira deles serem comercializados.

Lucas Ferreira 05042017-DSC_2078

“Percebo que há uma desmotivação e a prefeitura de Arapiraca vai trabalhar no sentido de desenvolver um modelo de negócios para direcionar e capacitar esses profissionais que estão com suas habilidades, de certa forma, reprimidas”, explicou.

Esse é o local ideal para eu comercializar meus produtos? Qual o meu público-alvo? Como eu devo vender? Esses são alguns dos questionamentos que, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Superintendência vai responder com os cursos que planeja promover.

“O trabalho dos artesãos da cidade é bem feito, diferente, mas não existia um direcionamento”, disse Edeval. “Entre outras coisas, nesta gestão vamos fazer um levantamento dos produtos comercializados e indicar como e onde os produtos devem ser ofertados, mas não apenas apontando, e sim incentivando o conhecimento técnico dos artesãos”.

Serviço

A quem interessar, Roseane atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 19hrs. Aos sábados, o espaço é aberto das 16 às 20hrs. Aos domingos, pelo menos por enquanto, o box fecha.

Com peças a partir de R$ 10, o espaço tem de tudo. De lembrancinhas de recém nascidos e colchas de cama a jogos de banheiro e roupas. “O jogo de banheiro é mais rentável. O tempo que eu gasto para fazer dez jogos, eu costuro um vestido”, explicou Roseana.

É justamente essa consciência da Roseana que vai ser despertada em outros artesãos com os cursos que a prefeitura de Arapiraca vai ofertar. Dessa maneira, ganha o profissional e ganha a economia local.

Autor: Laís Pita