25 de abril de 2017

“Arapiraca cuida de mim” estreita parceria com a população

Moradores utilizam canais de comunicação com a Administração Municipal para solicitar serviços

1

No último dia 17, o município lançou o programa “Arapiraca Cuida de mim”, com o objetivo de aproximar a Administração Municipal da população, através da realização de ações em diversas áreas, que visam mudar o contexto social das comunidades locais.  Entre as secretarias envolvidas está a de Serviços Públicos, que já conta com a participação popular na solicitação de atividades.

Por meio de mensagem de voz, via celular, um morador da rua Júlio Paixão da Silva, no bairro Baixa Grande, identificado como Antônio, entrou em contato com a Superintendência de Limpeza, solicitando ajuda para resolver um problema na sua comunidade.

Ele explicou a situação de um terreno, que se transformou em ponto de entulhos e vinha causando transtornos para a população, tanto pelo mau cheiro, quanto pelo fator de obstruir parte da rua, dificultando o tráfego no local.

Segundo Cátia Oliveira, superintendente de Limpeza, após receber a mensagem do morador, o pedido foi logo encaminhado para a equipe responsável pela execução do serviço, que recolheu do local, entulhos, metralhas de construção, galhos de árvores e lixo doméstico.

“É importante manter um canal de comunicação com a população, que passa a assumir o papel de fiscal da própria rua, ajudando a Administração Pública a identificar necessidades e cuidar melhor da cidade”, explicou.

O morador que encaminhou o pedido de limpeza do espaço, na semana anterior, pôde acompanhar, nesta segunda-feira, a execução da ação. Ele já manteve contato. Dessa vez, para agradecer a atenção e o trabalho da prefeitura.

“A proposta do programa é envolver a população com as realizações da prefeitura, voltadas para a promoção de uma melhor qualidade de vida. Durante este mês, continua o trabalho do mutirão de limpeza, que segue com ações  em 30  bairros da cidade”, ressaltou Vanessa Sampaio, secretária de Serviços Públicos.

A secretária Vanessa Sampaio explica que, entre as ações realizadas pela secretaria de Serviços Públicos também está a identificação de locais onde o caminhão da coleta tem dificuldade de acesso para recolher o lixo.

Nesses casos, a prefeitura está disponibilizando containers, para que a população possa destinar o lixo. Um exemplo, é o conjunto Vale do  Perucaba, localizado no bairro Olho d´Água dos Cazuzinhas. O local não apresenta condições para que o caminhão trafegue. Por isso, será um dos beneficiados com o serviço.

Entre as áreas envolvidas no “Arapiraca cuida de mim,  Educação, Saúde, Assistência Social, Políticas para as Mulheres, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Serviços públicos, que inclui iluminação e Limpeza Urbana.