9 de março de 2017

Saúde da Mulher: ações educativas chegam até a Rua 16 de Setembro

Samuel AlvesIMG_1832

Ainda em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi a uma das ruas mais emblemáticas de Arapiraca, a Rua 16 de Setembro, no Centro, para a realização de um trabalho sério de cunho educativo e social.

Com semblantes aparentemente tímidos, as profissionais do sexo atuantes da região chegavam aos poucos para que se fossem feitas suas consultas. Foram aparecendo de uma a uma e, assim, nesta quinta-feira (9), elas realizaram seus testes rápidos de HIV e sífilis e foram vacinadas.

Atuante como agente de Saúde daquelas mulheres, Claudenir Sousa as convidava para que elas também buscassem mais informações de como se protegerem e aos seus parceiros durante o ato sexual e tivessem um pouco mais de conhecimento sobre riscos das doenças sexualmente transmissíveis (DST), mas, acima de tudo, sobre como se prevenir do câncer de mama e de útero.

Com dignidade, elas foram absorvendo aquelas informações importantes para as suas vidas e chamando mais pessoas para que também pudessem conhecer e ter noção daquele mundo de novos conhecimentos para uma vida melhor e mais saudável.

Com a pressão arterial aferida, o que faltava a elas era a citologia e mamografia, essas já asseguradas pela equipe da diretora do 5° Centro de Saúde Doutor Ubiratan Pedrosa, Helainy Kariny, para um dia especial e exclusivo às mulheres da Rua 16 de Setembro. Dia esse que ainda contará com o atendimento médico da especialista da unidade de saúde.

“Temos noção de que muitas das que trabalham aqui se sentem intimidadas pelas pessoas ao chegarem nos postos de saúde. Mas temos que acabar com esse preconceito bobo e fazer com que elas busquem atendimentos e se cuidem”, disse a diretora.

Com mais de 15 anos morando na região, Alice da Conceição, conhecida como dona Marli, encantou-se com as ações realizadas pelas agentes de saúde neste dia, e segue acreditando na oportunidade de se ter mais oportunidades como essa naquela que é um das ruas mais conhecidas de Arapiraca.

Por fim, a equipe da enfermeira Helainy Kariny, do 5° Centro de Saúde, com apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), entregou em todos os estabelecimentos comerciais da rua diversas caixas de preservativos, masculinos e femininos, e itens educativos para que todas pudessem disseminar o material aprendido durante esta manhã.

Autor: William Rocha