10 de março de 2017

Prefeitura e Fecomercio garantem parceria para fortalecer o setor de turismo em Arapiraca

Ascom Fecomérciofecomercio

Ascom Fecomercio

 

Em reunião envolvendo diretores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomercio/AL) e o secretário Ricardo Barreto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca foram discutidas estratégias voltadas ao fortalecimento do comércio arapiraquense, em especial aos empreendimentos ligados ao turismo como hotéis e restaurantes.

Na oportunidade, o secretário Ricardo Barreto, que esteve acompanhado do superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michael Chinelato, propôs a busca de capacitação e qualificação profissional para comerciantes e comerciários de Arapiraca, além da desburocratização dos serviços.

Com relação ao setor de turismo, a Prefeitura garantiu apoio para a formalização de novos empreendimentos turísticos na cidade, além da oferta de cursos de qualificação no segmento, a exemplo de boas práticas, garçons, camareiras, pizzaiolos, cozinheiros, recepcionistas.

Um dos parceiros do sistema Fecomercio é o Senac, que deverá abrir uma unidade em Arapiraca. Em parceria, a Prefeitura deverá orientar que alguns cursos sejam direcionados ao setor e realidade produtiva de Arapiraca.

De acordo com levantamento da Fecomercio, Arapiraca atualmente possui 14.559 empresas e desse total, 68,56% são ligados ao setor de comércio e serviços. Ao todo são 33.406 postos de trabalho, sendo 80,48% gerado pelo setor de serviços. Já a renda média do comércio arapiraquense é de 1,7 salário mínimo.

A Prefeitura também fará a avaliação das compras públicas, a fim de que possa aumentar o fluxo de compras do Município junto aos fornecedores locais, fortalecendo assim a economia local.