22 de março de 2017

Enfrentamento ao crack e outras drogas é discutido durante reunião em Arapiraca

crack

A repactuação do programa do governo federal “Crack, é possível vencer” foi discutida durante reunião realizada na manhã desta terça-feira (21) nas dependências do 3º Centro de Saúde, localizado no Bairro Santa Edwiges.

O programa, coordenado pelo Ministério da Justiça, desenvolve uma ação integrada que envolve três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social.

Desde 2013 o programa já encontra-se integrado na cidade de Arapiraca que, inclusive, já possui um Comitê Local de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a reunião, que contou com a participação de representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Lazer, Serviços Públicos e Saúde, foi definida algumas ações de repactuação do plano para o ano de 2017, incluindo a reorganização, articulação e integração de toda a rede, a fim de que seja construída e fortalecida uma política intersetorial sobre drogas na cidade de Arapiraca, fazendo necessária a readequação da composição do Comitê.

Os municípios que aderiram ao programa “Crack, é possível vencer” foram contemplados, em 2016, com um projeto de articulação de redes intersetoriais para atenção às pessoas em sofrimento decorrente do uso do álcool de outras drogas, intitulado Projeto Redes.