8 de março de 2017

Durante ação da Saúde em UBSs, vítimas de violência relatam dramas

Samuel AlvesDia da mulher2

“Vivi anos inesquecíveis ao lado dele, mas de uma hora para outra ele começou a andar com pessoas que fizeram com que o nosso casamento se tornasse insuportável. Ele me agredia de diversas formas e eu já não suportava mais todo aquele sofrimento. Foi quando eu pedi o divórcio, ele não aceitou e começou a me perseguir”.

Essa foi uma das histórias narradas por mulheres arapiraquenses durante as atividades desenvolvidas nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou ações inerentes à data em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e em comunidades do município.

Os atendimentos do dia foram totalmente voltados e priorizados ao público feminino, que puderam desfrutar de um belo café da manhã cedido por todos os colaboradores dos postos de Saúde, sorteio de brindes – recolhidos pela comunidade -, cabelo e maquiagem, e música ao vivo com o superintendente de endemias, Jorge Sousa, esse realizado na unidade do bairro Canafístula.

Ainda de acordo com o relato da arapiraquense, L.S., 32 anos, o ex-companheiro iniciou uma série de atitudes que a denegriam física, moral e psicologicamente, medidas que ocasionaram algumas sequelas em sua vida, como a depressão e o Transtorno Obssessivo Compulsivo (TOC).

“Ele me ligava diariamente me ameaçando e me torturando com palavras. Falava que iria acabar com a minha vida e eu vivia com medo. Tive depressão e adquiri um hábito horrível de arrancar os cabelos. Hoje eu tenho de usar uma prótese capilar”, comentou.

L.S. conta que denunciou o ex às autoridades competentes, registrou um boletim de ocorrência e entrou com pedido de medida protetiva para que ele pudesse deixá-la em paz.

“Foi um processo muito doloroso em minha vida, mas hoje eu tenho um pouco mais de sossego. Tenho um novo companheiro, e ele, o meu filho e o meu trabalho me fazem esquecer dos dias em que sofri pavor”, frisou.

O Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) foram grandes parceiros nas ações realizadas nesta quarta-feira, dando importantes instruções para um dia a dia de saúde e orientações sobre a Lei Maria da Penha.

Autor: William Rocha