17 de março de 2017

Comunidades rurais de Arapiraca celebram dia de São José com programação especial

Missa, procissão, quermesse e cavalgada fazem parte da programação religiosa.

43481_I

A programação em homenagem a São José, padroeiro das famílias e também dos trabalhadores, começou nesta quinta-feira (16) e segue até o domingo (19), nas comunidades  Sapucaia e Itapicurú, localizadas na zona rural de Arapiraca.

Cada comunidade elaborou uma extensa programação, distribuída nos quatro dias de festa. Na comunidade Sapucaia, as festividades começaram nesta quinta-feira,  com confissões, novena e missa. Nesta sexta (17), às 19h, celebração da trezena em louvor ao santo. No sábado, os fiéis participam das festividades, a partir das 19h. O encerramento da noite acontece com a realização de um leilão, com a participação da comunidade.

Já no domingo (19), dia de São José, as festividades começam às 14H30min com a realização de uma cavalgada, com saída do Mosteiro da Natividade do Senhor, no povoado Alazão. Os cavaleiros percorrem as comunidades Boa Vista, Batingas, Taquara, Pau D’arco, Narciso e Riacho Fundo, até chegarem ao povoado Sapucaia.

Após a chegada dos cavaleiros, que estarão conduzindo a imagem do santo, os fiéis acompanham  a procissão, com destino à capela de São José. Na sequência, a celebração da missa,  conduzida pelo bispo Dom Valério Breda.

Já na comunidade Itapicurú, nesta sexta  e no sábado, haverá  recitação do terço, celebração da missa, apresentação musical,  quermesse e show de prêmios. No domingo,  a festividade será encerrada com a realização da procissão, celebração eucarística, com o padre Alexandre, e quermesse.

Autor: Ana Cavalcante