17 de março de 2017

Assistência Social leva serviços de acolhimento às famílias carentes do Manoel Teles

IMG_2506

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres, iniciou nesta sexta-feira (17), no Bairro Manoel Teles, um mutirão com a oferta de diversos serviços.  O objetivo da ação, que terá continuidade na próxima segunda-feira (20), é promover acolhimento às famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social.

Técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), CadÚnico e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) concentraram seus trabalhos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, realizando atendimentos à dezenas de famílias e oferecendo serviços como emissão de Carteira do Idoso, inclusão, cadastro e pesquisa do CadÚnico, cadastro do Bolsa Família e brinquedoteca para as crianças.

A dona-de-casa Betânia Quirino Gomes foi uma das moradoras contempladas. Ela procurou o mutirão para atualizar seu cadastro no CadÚnico, incluindo seu filho mais novo, o pequeno Pedro Miguel, de apenas quatro meses.

“Estou tendo a oportunidade de resolver essa pendência praticamente ao lado da minha casa. Se não fosse essa ação da Prefeitura eu teria que ir até o CRAS, que fica bem mais distante”, frisou a moradora.

IMG_2576

No local, a Secretaria também está analisando a situação de alguns moradores bloqueados no Programa Bolsa Família. Em alguns casos, onde o INSS solicitou a atualização dos dados de famílias inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), uma técnica está indo até as casas dessas famílias com um questionário em mãos.

De acordo com a superintendente de Assistência Social, Fabrisia Amaral, durante o mutirão os moradores do Manoel Teles ainda poderão ser orientados e encaminhados para serviços ofertados por outras secretarias, a depender do caso.

IMG_2484

OCUPAÇÃO

As ações da Prefeitura de Arapiraca no Bairro Manoel Teles foram iniciadas na última quinta-feira (16), um dia após a ocupação daquela comunidade pelas forças policiais. Na quinta e sexta-feira a Secretaria de Serviços Públicos realizou a substituição de lâmpadas queimadas e limpeza de ruas e terrenos, além da pintura de meio fios.

Nesta segunda-feira (20) a Secretaria Municipal de Saúde também estará presente naquela comunidade, levando seus serviços à população.