21 de fevereiro de 2017

Saúde Municipal realiza ações pré-carnavalescas nas empresas de Arapiraca

Samuel AlvesCarajás 4

É chegada a hora de se divertir, viajar, brincar e pular nessa que é uma das maiores festas que o Brasil comporta. Mas para isso acontecer, a população deve tomar uma série de providências quanto ao seu bem-estar, o do seu vizinho e de toda a coletividade.

Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão realizando ações pré-carnavalescas, a fim de levar serviços assistenciais à população, além de informações educacionais para que se possa aproveitar as festas com maior segurança.

Contando com o apoio do PET Saúde, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Detran/AL e Ceproal, as atividades estão acontecendo no Eco Posto, Supermercado 15 de Novembro, Carajás, Atacadão e Posto Jota Pinto com aferição de pressão arterial, consulta de glicemia e a distribuição de material educativo e preservativos.

Entre as principais preocupações para o carnaval, os profissionais tem trabalhado duro para orientar o uso constante de preservativos, quer seja o masculino, quer seja o feminino, para que seja evitado o contágio de DSTs, evitar o consumo em excesso de álcool e o uso de outras drogas, evitar dirigir embriagado e analisar o automóvel e os itens de segurança antes de viajar.

É importante salientar ainda a necessidade de se examinar todos os cantos da casa e não se esquecer de esvaziar e virar garrafas e pneus, retirar a água dos pratinhos das plantas, substituíndo por terra, acúmulo de lixo e tampar recipientes de armazenamento de água, enfim, evitar quaisquer focos de criadouros de mosquito da dengue, zika e chikungunya.

Cleide Rodrigues dos Santos, uma das funcionárias do quadro do Supermercado 15 de Novembro, em depoimento, declarou que há três anos, graças aos testes realizados pelos profissionais, descobriu, precocemente, que era diabética, e que graças aos testes ela pode se cuidar mais e viver uma vida mais saudável.

“Foi através de uma ação da Secretaria de Saúde, por meio de um teste de glicemia que eu descobri que era diabética. Aqui eu consegui uma consulta e comecei a tomar as medicações”, declarou a funcionária.

As atividades seguirão acontecendo até a próxima quinta-feira (23) com ações educacionais e assistenciais aos funcionários e clientes das empresas do município arapiraquense.

Confira a programação:

16 de fevereiro – Eco Posto;

20 de fevereiro – Supermercado 15 de Novembro;

21 de fevereiro – Carajás;

22 de fevereiro – Atacadão;

23 de fevereiro – Posto Jota Pinto.

Autor: William Rocha