20 de fevereiro de 2017

Prefeitura inicia limpeza do Riacho Piauí e de galerias em bairros de Arapiraca

limpeza17

O período de estiagem é o melhor momento para dar início à limpeza de galerias para evitar entupimentos e facilitar o escoamento da água da chuva, por exemplo. É o que a Prefeitura de Arapiraca começou a fazer, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (SEDUO), no Centro e nos bairros de Arapiraca.

Os serviços começaram com a limpeza na nascente do Riacho Piauí, no barrio Brasiliana. Na região central, os serviços foram realizados no calçadão da Praça Manoel André, desentupindo as bocas de lobo. As equipes da SEDUO também percorreram diversos bairros da cidade, fazendo a limpeza nas galerias.

Na manhã desta segunda-feira (20), os trabalhos de manutenção de redes de esgoto e limpeza de boca de lobo foram realizados na Rua Petrônio Portela, no bairro Brasiliana. Assim como já foram limpas as galerias da Rua João Batista, no mesmo bairro.

limpeza15

Muito lixo e lama estão sendo retirados das galerias e colocados em um caminhão caçamba para o destino devido desse material.

Paro secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras, Daniel Oliveira, o trabalho realizado pelas equipes da SEDUO além de limpeza é também o de prevenção para quando chover a água não ficar empossada na rua e alagando as vias da cidade.

“É um trabalho preventivo e contamos com o apoio da população para não jogar lixo na rua porque o material vai direto para a galeria. Entupindo, quando chove tudo fica alagado”, orientou Daniel Oliveira.

limpeza18

No bairro Centro, as equipes limparam as galerias das ruas Fernandes Lima e Domingos Rodrigues.

Riacho Piauí

As equipes de manutenção da SEDUO também realizaram a limpeza da nascente do Riacho Piauí, que fica no bairro Brasiliana.

Os funcionários retiraram todo o mato que impedia o percurso das águas e, em seguida, com a ajuda de uma retroescavadeira ampliaram o espaço da área.

O canal do Riacho Piauí, que passa pelo Parque Ceci Cunha, no Centro, também recebeu as ações de limpeza.

Com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) como botas, luvas e máscaras, os funcionários trabalham com pás e enxadas e quando o serviço é mais volumoso, utiliza-se maquinário pesado.

Canaletas

limpezaprimavera

As canaletas na extensão da linha férrea, no bairro Primavera, também passaram pelo trabalho de limpeza. Além da retirada do mato que cobria as valas, foram retirados lixo e lama do local.