23 de fevereiro de 2017

Prefeitura e Algás irão construir diagnóstico logístico para a chegada do gás em Arapiraca

IMG_0746

A chegada do gás natural em Arapiraca foi a pauta principal de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23), no Centro Administrativo, que contou com a participação do prefeito Rogério Teófilo, representantes da Algás e empresários locais.

De acordo com o prefeito Rogério Teófilo, a chegada do gás representará um divisor de águas na economia da segunda maior cidade do Estado de Alagoas. “O gás não beneficiará apenas os postos de combustíveis, mas, principalmente, as indústrias do município e outras novas que poderão se instalar por aqui”, frisou o prefeito.

Rogério Teófilo participou ativamente do processo para a viabilização da chegada do gás natural em Arapiraca. Em Penedo, ele representou Arapiraca na primeira audiência pública para discutir a ampliação do sistema até a cidade e, ao lado do ex-governador Teotônio Vilela Filho, deu início à obra, que vem sendo tocada pelo atual governo.

“Arapiraca viveu a era da monocultura do fumo, depois se transformou num polo comercial e, recentemente, num polo de conhecimento com a chegada das universidades. Precisamos agora da matéria-prima, com a chegada da água, da energia e do gás para depois buscarmos a industrialização”, afirmou o prefeito.

IMG_0749

Presente à reunião, o diretor técnico comercial da Algás, Flávio Barros, afirmou a importância da presença do gás natural na segunda maior cidade do Estado de Alagoas. “Arapiraca é uma cidade estratégica, que será abastecida por um combustível limpo e econômico, que aliará desenvolvimento e sustentabilidade ao mesmo tempo”, frisou.

Já o empresário Ibn Pinto adiantou que irá montar uma base de compressão na cidade, onde o gás será recebido diretamente do gasoduto na forma in natura para ser comprimido e distribuído em cilindros para abastecer cidades como Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

COMISSÃO

Representantes da Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Orçamento e Gestão e superintendência do Meio Ambiente, juntamente com a Algás e empresários deverão criar uma comissão para, juntos, construírem um diagnóstico logístico, onde serão discutidas todas as viabilidades que possam contribuir para o desenvolvimento industrial e econômico do município, que está prestes a ser contemplado com um aeroporto de médio porte, um centro de convenções e um novo distrito industrial.